Seis das 12 salas do CDI Dorvalina Fachini, localizado no bairro Sete de Setembro, em Gaspar, foram fechadas por conta de casos de coronavírus. Alunos e professores testaram positivo e, por conta da situação, todos os alunos daquelas turmas foram isolados.
Preocupados com a situação, pelo menos seis pais entraram em contato com a reportagem do Cruzeiro do Vale e cobraram uma atitude mais drástica do poder público. Para eles, o correto seria fechar o CDI por completo até que o surto chegue ao fim. “Minha opinião é de que o CDI deve ser fechado e dedetizado por completo”, diz uma mãe que prefere não se identificar.
O que diz a prefeitura
De acordo com Luciane Bailer, responsável pelo monitoramento do coronavírus nas escolas de Gaspar, a cidade segue uma norma que determina o isolamento da turma que tenha um aluno ou professor infectado pela doença (confira a nota informativa no final da matéria).
Sobre o pedido de fechamento total do CDI, Luciane esclarece: “Inicialmente, realizávamos a sanitização total dos educandários. Mas, quatro horas depois, o ambienta estava contaminado novamente. Chegamos à conclusão de que a saída é limpar o tempo todo. Por isso, temos itens como água sanitária, álcool e desinfetante disponíveis. E também um produto que mata o coronavírus, que é passado duas vezes ao dia nas superfícies, e um produto para as roupas”.
Outro ponto levantado pelos pais é a falta de água que atinge o CDI. “Na semana passada e nessa semana faltou água. Além de não terem como dar a descarga, como é feita a correta higienização, principalmente em meio à pandemia?”, indaga a mãe.
De acordo com Antônio Merces da Silva, diretor geral administrativo, no sábado, dia 25 de setembro, uma empresa que realiza a limpeza e manutenção da caixa de água e cisterna vai até o local verificar de perto a situação. “Essa é uma situação que vem nos deixando muito incomodados. Em duas vezes que tivemos falta de água no CDI, descobrimos que o registro estava fechado. Mesmo assim, um caminhão de água potável abasteceu a cisterna. Dias depois, outro problema e as equipes do Samae e manutenção foram até lá. Esta semana, novamente houve falta de água e descobrimos uma sujeira na boia. Ela foi limpa e tudo voltou ao normal. Agora, com a manutenção que será feita neste final de semana, o problema deve ser resolvido”.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).