Campanha quer orientar população sobre os perigos da tuberculose - Jornal Cruzeiro do Vale

Campanha quer orientar população sobre os perigos da tuberculose

24/03/2010

 

População de Gaspar contra a tuberculose. Este foi o tema escolhido pela equipe da Secretaria de Saúde para orientar a comunidade gasparense sobre os sintomas e tratamento da tuberculose. 

A campanha teve início nesta quarta-feira, 24, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, e  segue no decorrer da semana nos postos de saúde da cidade. Entre as ações estão a distribuição de folders informativos e exposição de cartazes que alertam sobre a importância do tratamento da doença.

A enfermeira Rosana Ferreira de Souza, coordenadora do programa de combate à tuberculose em Gaspar, explica que a estimativa do Ministério da Saúde é de que 1% da população esteja contaminada com a doença, ou seja, pelo menos 550 gasparenses estão com tuberculose. "Destes, muitos ainda desconhecem a doença, muitos apresentam os sintomas, mas acham que estão apenas com gripe. Por isso consideramos esta campanha muito importante, para que todos tenham conhecimento e procurem tratamento", alerta a enfermeira, que revela já ter sentido o aumento na procura para a realização de exames desde o início da campanha.

Rosana destaca que o tratamento é gratuito e todas as pessoas que perceberem os sintomas da tuberculose podem, e devem, procurar os postos de saúde. "Não precisa marcar consulta, basta chegar no posto e pedir para realizar os exames", explica.

 

 

Doença

O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares.
A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.


No Brasil, são 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e seis mil óbitos pela enfermidade. Cada paciente pulmonar bacilífero , se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. A tuberculose infecta pessoas em todos os países do mundo, tanto ricos como pobres. Contudo, a pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional são fatores que contribuem para a disseminação da doença.


Nos últimos anos, o Brasil e o mundo vêm ampliando esforços para o controle da tuberculose, que continua sendo um grande problema de saúde pública, essencialmente em função do aparecimento da Aids, do aumento do processo migratório e da pobreza. Os índices da doença, que diminuíam gradativamente na década de 80, voltaram a crescer nos anos 90, associados ao também risco de aparecimento de bacilos resistentes.

 

Comentários

Maria
24/03/2010 15:29
Parabéns a toda Equipe da Secretaria de Saúde de Gaspar, principlamente aos agentes de saúde que estão desenvolvendo um excelente trabalho junto a Comunidade com muito empenho, dedicação e acima de tudo amor.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.