Cães estão em recuperação - Jornal Cruzeiro do Vale

Cães estão em recuperação

29/08/2008

23PQ.jpgA crueldade e os maus tratos praticados contra os dez cães que estavam no canil interditado no último dia 15 de agosto chamaram a atenção da Vigilância Sanitária do município.
Os animais apresentavam lesões antigas, alguns, inclusive, sem partes da orelha, bicheiras pelo corpo, sarna avançada, descalcificação das partes traseiras e anemia profunda. "Eles estavam vivendo sobre fezes, em um chão úmido e imundo", revela a fiscal da Vigilância Sanitária Rosane Bornhofen.
A ausência de alimentação regular também provocou problemas graves nos animais, além de enfraquecimento e magreza. De acordo com os profissionais da Vigilância Sanitária, os cães não recebiam água e nem comida suficiente, chegando a passar dias sem alimentação, além de serem obrigados a viver em local úmido e sujo, com fezes, moscas e parasitas. Também não recebiam cuidados veterinários.
Agora, os cães se recuperam sob a responsabilidade da Associação Protetora de Animais de Blumenau, Aprablu, onde recebem cuidados veterinários, medicação, banho e alimentação.
Os cães foram descobertos após denúncias da comunidade sobre a existência de um canil clandestino no bairro Poço Grande. Os fiscais da Vigilância Sanitária vistoriaram o local, na rodovia Jorge Lacerda, e constataram maus tratos aos animais, local excessivamente sujo e úmido, além de ausência de comida e de água. O local funcionava sem alvará e sem as condições mínimas de higiene e segurança, abrigando dez cães da raça "pastor alemão".

Justiça
Um boletim de ocorrência foi efetuado na Delegacia de Polícia Civil e também foi encaminhado relatório completo ao Ministério Público, que entrou com uma ação civil pública contra o proprietário e contra os responsáveis.
O empresário que alugava o local responderá por infração administrativa, sujeita a multa, e pode ser acusado pelo Ministério Público. O órgão comandou a apreensão de animais em conjunto com a Vigilância Sanitária de Gaspar, que abriu processo administrativo na qual determinará a penalidade de multa.
Este é o segundo caso de canil clandestino de Gaspar interditado pela Vigilância Sanitária em que o proprietário era de Blumenau.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.