Cabeceira recebe reparos
Quem passar pela ponte Hercílio Deeke nesta sexta-feira vai perceber a grossa camada de asfalto que foi colocada na cabeceira localizada na margem esquerda do rio.
A recuperação provisória foi executada nesta quinta-feira, 6, pela Secretaria de Obras e visa reduzir os impactos sentidos pelos motoristas ao passarem pelo local, que há alguns meses sofreu um rebaixamento do nível, que fez ceder, inclusive, parte da cabeceira da ponte.
O secretário de Obras, Soly Waltrick, explica que a emenda asfáltica ajudará a proteger a cabeceira, que deverá passar por reformas urgentes, assim como toda a ponte. Duas empresas retiraram documentações sobre a ponte na Prefeitura e estão elaborando estudos de viabilidade para as obras de recuperação. ?Agora estamos aguardando o resultado destes estudos para dar andamento a este procedimento?, justifica Soly.
Além da ponte Hercílio Deeke, a cabeceira da ponte que dá acesso a rua Nereu Ramos também recebeu consertos de asfalto para facilitar o acesso. Os serviços foram realizados com recursos da Secretaria de Obras, que também aproveitou para tapar um buraco em frente à escadaria da Igreja Matriz para impedir água parada e pequenos alagamentos em dias de chuva.
O problema
Os problemas de infraestrutura da ponte Hercílio Deeke foram notificados em 2002, na primeira gestão de Celso Zuchi que, na época, proibiu a passagem de veículos com mais de 10 toneladas pelo local. A falta de fiscalização fez com que a proibição fosse ignorada e veículos pesados continuaram passando pela ponte no decorrer dos anos.
Em 2006, um laudo assinado pelo engenheiro Perci Odebrecht, apontou diversos problemas na infraestrutura que levaram o ex-prefeito Adilson Schmitt a limitar a passagem de veículos a seis toneladas. A proibição durou pouco tempo e logo caminhões pesados voltaram a trafegar pela ponte, que foi se depredando a cada ano.
Em janeiro deste ano a cabeceira começou a ceder, o limite de peso foi novamente anunciado e desde então somente caminhões com até dez toneladas podem passar pelo local. A fiscalização é feita pelos agentes da Diretoria de Trânsito.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).