O vice-presidente de Gestão da Bunge Brasil, Martus Tavares, e o vice-presidente da área de alimentos, Gilberto Tomazoni, anunciaram nesta semana que a fábrica da empresa vai permanecer em Gaspar.
A decisão é resultado de meses de negociação entre a multinacional e o governo de Santa Catarina, que prometeu novos incentivos fiscais para que a gigante do agro-negócio mantenha sua produção no estado.
O contrato da Bunge com o extinto incentivo Compex venceu no mês passado e em função do fim do benefício fiscal e pressão de outros estados para atrair investimentos, a Bunge chegou a admitir o fechamento da fábrica de margarinas e óleos de Gaspar caso não chegasse a um acordo de longo prazo sobre novos incentivos em Santa Catarina. As negociações foram acertadas com o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, e a empresa já se enquadrou no benefício Pró-Emprego, incentivo fiscal oferecido para a importação com a redução na alíquota do ICMS.
Entenda o caso
Em meados de março deste ano a empresa anunciou a fusão da Bunge Alimentos, com sede em Gaspar, e a Bunge Fertilizantes, com sede em São Paulo. A fusão criou a Bunge Brasil, que uniu os ramos de atuação da multinacional e extinguiu os cargos dos executivos Sérgio Waldrich, presidente da unidade de alimentos, e Mário Barbosa, da unidade de fertilizantes, que se tornaram conselheiros consultivos da empresa.
As mudanças geraram uma série de especulações sobre a permanência da administração da empresa em Gaspar, que desde o início do ano já transferiu para São Paulo importantes setores como financeiro, contábil e fiscal. Em meados de abril deste ano, uma comitiva formada por lideranças políticas e empresariais de Santa Catarina se reuniu com o presidente da Bunge Brasil, Pedro Parente, que prometeu que, se o Estado mantivesse os incentivos fiscais, a fábrica da Bunge permaneceria na cidade de Gaspar.
A empresa
A Bunge, presente no Brasil desde 1905, é uma das principais empresas de agribusiness e alimentos do país. Por meio da Bunge Fertilizantes e Bunge Alimentos, produz fertilizantes e ingredientes para nutrição animal, processa e comercializa soja e outros grãos, fornece matéria-prima para a indústria de alimentos e food service, além de produzir alimentos para o consumidor final.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).