A comitiva formada por lideranças políticas e empresariais de Santa Catarina voltou otimista após o encontro com o presidente da Bunge Brasil, Pedro Parente, na tarde da última terça-feira, 20, em São Paulo.
A promessa de Parente é de que, se o Estado mantiver os incentivos fiscais, a fábrica da Bunge permanecerá na cidade de Gaspar. ?A reunião foi muito positiva e ficou claro que a fábrica ficará na cidade?, afirma o prefeito Pedro Celso Zuchi, que liderou a comitiva.
Segundo Zuchi, Parente teria afirmado que apenas alguns setores administrativos é que estão sendo transferidos para São Paulo.
Apesar do otimismo do prefeito, o presidente da Câmara, vereador Kleber Wan-Dall, que também participou do encontro, afirma que a permanência da fábrica da Bunge ainda depende de incentivos fiscais. ?A reunião foi muito proveitosa, fomos muito bem recebidos e agora vamos batalhar para que os incentivos oferecidos pelo Estado à empresa, que vencem neste ano, sejam renovados e quem sabe possamos buscar novos incentivos para assim garantir a permanência da fábrica e todos os empregos que ela gera na cidade?, destaca o vereador.
Em entrevista, o presidente da Bunge Brasil afirmou que a multinacional tem sido procurada por outros estados com o objetivo de atrair investimentos, porém, prefere primeiro explorar o potencial da fábrica em Gaspar e quem sabe investir mais nas outras unidades que mantém em Santa Catarina, caso as condições (incentivos) sejam favoráveis.
Além do prefeito, participaram do encontro o deputado Décio Lima, pelo prefeito de Porto Belo, Albert Stadler, membro do conselho executivo da Federação Catarinense dos Municípios, o prefeito de Apiúna, Jamir Marcelo Schmidt, que preside a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, o secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Raimundo Mette, e os vereadores Kleber Wan-Dall e Jorge Luis Wiltuschnig.
Entenda o caso
Em meados de março a empresa anunciou a fusão da Bunge Alimentos, com sede em Gaspar, e a Bunge Fertilizantes, com sede em São Paulo.
A fusão criou a Bunge Brasil, que uniu os ramos de atuação da multinacional e extinguiu os cargos dos executivos Sérgio Waldrich, presidente da unidade de alimentos, e Mário Barbosa, da unidade de fertilizantes, que se tornaram conselheiros consultivos da empresa.
As mudanças geraram uma série de especulações sobre a permanência da administração da empresa em Gaspar, que desde o início do ano já transferiu para São Paulo importantes setores como financeiro, contábil e fiscal.
A EMPRESA
A Bunge, presente no Brasil desde 1905, é uma das principais empresas de agribusiness e alimentos do país. Por meio da Bunge Fertilizantes e Bunge Alimentos, produz fertilizantes e ingredientes para nutrição animal, processa e comercializa soja e outros grãos, fornece matéria-prima para a indústria de alimentos e food service, além de produzir alimentos para o consumidor final.
Leia a opinião de Herculano Domício AQUI
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).