O grupo Bunge anunciou nesta semana que vai unir a Bunge Alimentos, que tem a matriz em Gaspar, e a Bunge Fertilizantes, com sede em São Paulo. O principal objetivo é que as empresas deixem de funcionar como companhias independentes e passem a trabalhar como negócios complementares.
A empresa passará a ter uma diretoria nacional e, por isso, os executivos Sérgio Waldrich, presidente da unidade de alimentos, e Mário Barbosa, da unidade de fertilizantes, estão deixando os cargos e vão se tornar conselheiros consultivos da empresa.
A união dos dois segmentos é o passo mais importante da reestruturação do grupo, que começou com a contratação do ex-ministro Pedro Parente para a presidência da Bunge Brasil, em janeiro deste ano.
Desde o início deste processo, a matriz da Bunge Alimentos em Gaspar já sofreu importantes mudanças, como a transferência dos setores financeiro, contábil e fiscal para a capital paulista.
Apesar das mudanças, a empresa, através de sua assessoria de imprensa, afirma que não há nenhuma decisão definitiva sobre a saída do administrativo da Bunge do município de Gaspar.
A Bunge atua na área de grãos e fertilizantes, e vem ampliando seus negócios no setor sucroalcooleiro. No final de 2009, anunciou a compra do grupo usineiro Moema.
A empresa
A Bunge, presente no Brasil desde 1905, é uma das principais empresas de agribusiness e alimentos do país, atuando de forma integrada em toda a cadeia produtiva.
Por meio da Bunge Fertilizantes e Bunge Alimentos, produz fertilizantes e ingredientes para nutrição animal, processa e comercializa soja e outros grãos, fornece matéria-prima para a indústria de alimentos e food service, além de produzir alimentos para o consumidor final.
Marcas como Serrana, Manah, Iap, Ouro Verde, Salada, Soya, Cyclus, Delícia, Primor e Bunge Pró, estão profundamente ligadas não apenas à história econômica brasileira, mas também aos costumes, à pesquisa científica, ao pioneirismo tecnológico e à formação de gerações de profissionais.
EMPRESA
Faturamento em 2008: R$ 31,7 bilhões
Número de funcionários: cerca de 8.500 funcionários
Unidades: mais de 300 instalações entre fábricas, portos, centros de distribuição e silos. Presente em 16 estados brasileiros.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).