Segue até o dia 30 de setembro a campanha de brincagem de bovinos, que está sendo realizada pela Cidasc em todo o estado de Santa Catarina. Em Gaspar a ação já cadastrou mais de 850 proprietários de animais.
Para realizar o cadastro é necessário apresentar CPF e demais dados da propriedade rural diretamente no prédio da Cidasc, que está localizado na rua Barão do Rio Branco, bairro Santa Terezinha, número 909.
Após o dia 30 funcionários da Cidasc vão iniciar a fiscalização dos rebanhos. Caso os animais não estejam identificados, o proprietário pode sofrer as sanções cabíveis em lei.
"Só fazemos um apelo aos criadores para que não deixem para a última hora, evitando assim, contratempos", ressalta Laerte Quadros, responsável pela campanha.
Cadastro
A partir do cadastro, o proprietário recebe o kit que contém brincos, formulários praticamente preenchidos (falta apenas preencher se cada animal é macho ou fêmea, se é leiteiro ou de corte, e a idade), a "formiga" (peça para contenção do animal), alicate para aplicação e a cartilha explicativa.
"A aplicação é de competência do criador. Cabe aos funcionários da Cidasc e da Secretaria de Agricultura, que muito nos auxilia no processo, realizar a orientação sobre o processo e sobre a aplicação", afirma Laerte.
Aproximadamente 16 mil animais, entre bovinos e bubalinos, devem receber o brinco de identificação e serem cadastrados. O processo de brincagem foi iniciado em 1º de junho.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).