Na manhã de sábado, dia 8 de fevereiro, chegam a cidade de Anápolis, em Goiás, os brasileiros que vêm cumprir a quarentena do coronavírus. O grupo está na região de Wuhan, na China, e foi tirado do local do epicentro da epidemia da doença. Eles serão repatriados em dois aviões reservas da frota presidencial. Quem apresentar qualquer sintoma durante a quarentena será levado ao Hospital das Forças Armadas, em Brasília.
O avião sai do Brasil ao meio dia de quarta-feira, dia 5, e deve chegar a China na madrugada de sexta, dia 7. Até terça, dia 4, estava confirmada a repatriação de 29 pessoas, incluindo sete crianças e quatro chineses listados como cônjuges, filhos ou pais de brasileiros.
Além da tripulação de voo e do grupo, equipes médicas do Ministério da Saúde e do Instituto de Medicina Especializada da Força Aéres Brasileira vão embarcar para monitorar os brasileiros no trajeto de volta. A aeronave deve fazer escala em Fortaleza (CE), Las Palmas (Ilhas Conárias, Espanha), Varsóvia (Polônia) e Ürumqi (China).
Confira os termos do formulário enviado aos brasileiros que estão em Wuhan:
- A quarentena no Brasil terá duração de 18 dias.
- O preenchimento desse questionário é obrigatório.
- Você ficará em quarto individual e deverá permitir aferir seus dados vitais diariamente, 3 vezes ao dia.
- Se os indivíduos forem da mesma família poderá ficar no mesmo quarto se tiver disponibilidade.
- Você não terá direito a visitas durante a quarentena.
- Iremos coletar amostras respiratórias na sua chegada ao Brasil e décimo quarto dia.
- Se apresentar algum sintoma durante a quarentena, outras amostras respiratórias poderão ser coletadas.
- Não é permitido o embarque com animais e produtos agrícolas.
- Você terá direito despachar uma bagagem de 23kg e levar uma bagagem de mão na cabine da aeronave de até 10kg nos padrões estabelecidos pela ANAC para voos nacionais e internacionais.
-Ao desembarcar no Brasil, os procedimentos legais e administrativos migratórios e aduaneiros serão realizados na base militar.
- Não haverá viagem de retorno para China por conta do Estado.
- Na chegada em Wuhan a equipe médica irá te examinar para certificar que você não tem nenhum sintoma.
- Se for verificado qualquer sintoma sugestivo da infecção pelo novo coronavírus no momento do embarque você não será repatriado.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).