O Corpo de Bombeiros de Ilhota foi acionado para uma ocorrência de captura de cobra nesta terça-feira, dia 5 de janeiro. O animal em questão foi identificado como ‘jararaca’ e foi encontrado próximo a uma residência no bairro Pedra de Amolar.
De acordo com os bombeiros, ocorrências desse tipo são comuns neste período do ano. A orientação é de que, ao se deparar com uma cobra, o cidadão mantenha a calma e acione o Corpo de Bombeiros, para que a retirada seja feita de maneira correta.
A jararaca é considerada uma das cobras mais venenosas. Ela tem o corpo marrom com manchas escuras. Perigosa, prepara o bote ao se aproximar das pessoas. A cor da sua linha é preta e a íris vai de ouro a ouro esverdeado.
Com o frequente aparecimento de cobras nas proximidades das residências, se torna mais comum os acidentes envolvendo esses animais. Os bombeiros de Ilhota repassaram uma série de informações sobre o que NÃO fazer em caso de acidente com cobras. Confira:
- Não amarre o membro ferido. O ato pode complicar a circulação do sangue e causar necrose;
- Não corte o local da picada. O corte pode aumentar o risco de infecção no local e pode causar hemorragia;
- Não chupe o local da picada. Após a inoculação, é impossível retirar o veneno;
- Não coloque pó de café, ervas ou querosene no ferimento. Isso pode provocar uma infecção no local;
- Não tome álcool ou outras bebidas;
- Procure imediatamente o atendimento médico.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).