No domingo, dia 1º de novembro, muitas empresas aderem ao ‘Black November’, uma alternativa à tradicional campanha ‘Black Friday’. A iniciativa prevê estender as promoções para o mês inteiro e oportunizar compras com preços mais em conta. Porém, todo cuidado é pouco! Afinal, alguns descontos podem ser, na verdade, armadilhas.
Pensando justamente em evitar golpes, o superintendente do Procon de Gaspar separou algumas dicas muito importantes para quem deseja adquirir produtos durante o mês em que o show de ofertas enche os olhos. Os conselhos servem tanto para lojas físicas quanto para estabelecimentos virtuais. “Em primeiro lugar, evite comprar por impulso”, destaca Thiago Fellipe Zardo Machado.
Ele afirma que é muito comum acontecer a chamada ‘maquiagem do preço’, em que fornecedores aumentam previamente o valor dos produtos para oferecer falsos descontos no momento da realização da promoção: “Por isso, o consumidor deve limitar suas compras apenas ao que realmente precisa e pode pagar. É uma maneira para evitar o superendividamento”.
Deve-se evitar ainda pagar juros. Principalmente do cheque especial ou do cartão de crédito. “Se certifique com a empresa sobre o prazo de entrega e política de troca do produto”, alerta Thiago. Atenção redobrada também aos golpes virtuais. Em caso de dúvida sobre a segurança e credibilidade da empresa, escolha não comprar.
Por último, o superintendente do Procon de Gaspar não recomenda a compra de itens lançados especialmente no período da promoção, seja ela Black November, Black Week ou Black Friday. “Pois o consumidor não tem meios de aferir se realmente há descontos nos produtos escolhidos. E, caso tenha mesmo, se eles valem a pena”, conclui.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).