Bilhete do Transporte Coletivo será eletrônico - Jornal Cruzeiro do Vale

Bilhete do Transporte Coletivo será eletrônico

25/07/2011

fotopg9abrecolorMD.jpgOs tradicionais passes de papel utilizados no Transporte Coletivo de Gaspar serão substituídos por modernos cartões magnéticos. O sistema de bilhetagem eletrônica está em fase de implantação e segundo o gerente da Viação do Vale, empresa concessionária do transporte coletivo, Eduardo Ramos, passará a funcionar no prazo de 60 dias, a contar desta segunda-feira, 25.

Eduardo explica que o sistema eletrônico é uma tendência nacional, que facilitará o trabalho da empresa e também o dia-a-dia do usuário. ?Os passageiros não precisarão mais andar com dinheiro no bolso, o embarque também será mais rápido, além de evitar assaltos, pois o motorista não ficará com dinheiro em caixa?, explica o gerente.

A Viação do Vale contratou uma empresa especializada para implantar o novo sistema e todo o cadastramento dos usuários será feito na sede da empresa, no mesmo local onde hoje ocorre a comercialização de passes. ?Contratamos a mesma empresa que fez a bilhetagem eletrônica de Blumenau, ainda não temos previsão de integrar nosso transporte com o da cidade vizinha, mas acaso isso ocorra futuramente, já teremos sistemas semelhantes?, destaca Eduardo.

Como vai funcionar

Os cartões serão pessoais e intransferíveis. O usuário precisará se dirigir à empresa para fazer o seu cartão. Serão três modalidades: cartão comum; cartão estudante, que deverá ser validado a cada semestre para os alunos do ensino superior e a cada ano para os demais estudantes; e cartão passe livre, cedido para professores da rede municipal, pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos e agentes comunitários de saúde. Estes cartões terão foto dos proprietários. As pessoas que não fizerem o cartão poderão continuar a utilizar o transporte coletivo e fazer o pagamento em dinheiro, porém, pagarão uma tarifa mais cara.  ?O valor será diferenciado exatamente para incentivar todos os usuários a fazerem seu cartão?, justifica o gerente da Viação do Vale. O valor diferenciado ainda não foi calculado pela empresa.

Edição 1312

Comentários

André Vinícius Bampi
28/07/2011 05:16
Se o preço da tarifa baixasse pra quem usar o cartão (2,50 no MÁXIMO), eu concordaria com o pagamento de uma tarifa maior pra quem pagar no dinheiro (a tal chamada passagem embarcada). O problema é que a passagem já está muito cara, mais do que a de Blumenau e com um serviço consideravelmente pior.
Em relação ao sistema, já estava na hora mesmo de implantar a bilhetagem eletrônica por aqui. Utilizei por um ano em Blumenau quando eu ia estudar de ônibus no bairro Escola Agrícola, e realmente é um sistema eficiente e agiliza o embarque nos ônibus. Aqui em Gaspar, a diferença vai ser ainda maior por não ter cobrador. Outra vantagem do sistema é que vai acabar com a venda de passes ilegal entre os funcionários de empresas que usam o vale-transporte, que não utilizam e recebem das empresas pra revender por aí.
Rafael
26/07/2011 10:33
Mais caro? já não basta pagarmos um valor absurdo de 2,65!
E qual vai ser o custo do cartão? Ou a empresa que vai bancar a confecção dele?

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.