O mundo estará a apenas alguns cliques de distância dos gasparenses com a criação do primeiro Centro de Inclusão Digital de Gaspar. O ambiente informatizado já está sendo preparado na Biblioteca Pública Dom Daniel Hostins e deverá ser disponibilizado para a comunidade ainda este ano. A iniciativa é resultado de uma parceria firmada em dezembro do ano passado entre o poder público de Gaspar e o Ministério da Ciência e Tecnologia.
O novo Centro ocupará cerca de um quarto do espaço da Biblioteca, totalizando 72m². Será equipado com 18 microcomputadores, três impressoras, um projetor multimídia, internet banda larga e rede sem fio. De acordo com os documentos que regularizam o acordo, não haverá construção, apenas a compra de equipamentos e materiais necessários para a implantação do Centro.
A Biblioteca Pública Dom Daniel Hostins já possui aparelhos de ar condicionado, adequados ao tamanho da sala, e está apta a implantação de novos equipamentos. O local conta ainda com uma rampa de acesso para cadeirantes. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 12h e das 12h30 às 18h30.
A implantação do Centro de Inclusão Digital visa promover o acesso às novas tecnologias de informação e comunicação e ao acervo de informações e de conhecimentos, contribuindo para inclusão social dos cidadãos com dificuldade de acesso aos benefícios das novas tecnologias de comunicação e informação.
O projeto possibilitará o conhecimento da informática como uma ferramenta útil e prática a ser utilizada nas atividades econômicas, tendo em vista que o conhecimento da atividade aumenta as chances de concorrência no mercado de trabalho, contribuindo para a melhoria do ensino formal e da educação da população menos favorecida, promovendo a inclusão social.
Centro
A implantação de Centros de Inclusão Digital é uma ação que compõe o Programa de Inclusão Digital do Ministério da Ciência e Tecnologia. O Programa é um instrumento de promoção da inclusão social, cuja responsabilidade é da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social.
O programa prevê o fácil acesso às tecnologias de informação, capacitando pessoas na prática das técnicas computacionais, voltadas tanto para o aperfeiçoamento da qualidade profissional quanto para a melhoria do ensino.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).