Quem ouve o tom de voz calmo do prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, em seus discursos, num primeiro momento chega a duvidar que um áudio de 46 segundos que circula nas redes sociais tenha sido enviado por ele. Porém, basta prestar um pouco de atenção no jeito de falar para concluir que, realmente, a mensagem que é compartilhada no WhatsApp desde a noite de terça-feira, dia 28 de agosto, é do chefe do executivo gasparense.
Em tom que deixa a entender certa pressão, Wan-Dall utilizou um grupo de WhatsApp onde participam apenas servidores comissionados para pedir que todos compartilhassem um vídeo publicado em sua página no Facebook. Além disso, a mensagem deixa claro que quem não obedecesse teria que arcar com as consequências. Aperte o play e confira o áudio:
Mensagem enviada pelo prefeito:
"Pessoal, presta a atenção: se até meia noite não tiver compartilhamento de cada um dos senhores e das senhoras desse vídeo e comentários defendendo positivo na postagem, amanhã vou tomar providências. Certo!? Compartilhe, ligue, fale um com o outro aí. Resolvam esse negócio. Eu quero compartilhado por cada um dos senhores. Amanhã eu vou tomar nota disso aqui com o pessoal da comunicação. Certo!? E fiquem atentos para responder aos comentários que for. Tem que cumprimentar e parabenizar a decisão do governo, que vai atender a reivindicação do servidor e vai continuar pagando os R$430,00 em dinheiro, certo, e ao mesmo tempo fazendo economia para o município de Gaspar. Preciso de vocês agora".
O áudio enviado pelo prefeito Kleber Wan-Dall refere-se a um vídeo publicado em seu Facebook às 18h20de terça-feira, dia 28 agosto. Nele, Wan-Dall fala sobre as tratativas e negociações em relação ao pagamento do auxílio-alimentação dos servidores. Até às 21h30 de quarta-feira, dia 29 de agosto, o vídeo tinha 162 compartilhamentos, 268 comentários e 151 reações de curtidas.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Gaspar, o prefeito não vai emitir uma Nota Oficial sobre o assunto. "O posicionamento da prefeitura sobre o ocorrido é de que a mensagem foi direcionado a um grupo fechado de comissionados e secretários e tinha como contexto a nova proposta aos servidores relativo ao auxílio-alimentação. Infelizmente, alguém acabou repassando. Mas não teve qualquer direcionamento aos efetivos".
Após a ampla divulgação do áudio, o Sindicato dos Trabalhadores Públicos de Gaspar se posicionou em defesa dos servidores municipais. “Repudiamos qualquer ato de assedio ou abuso de autoridade, seja por áudio, vídeo, de forma direta ou indireta. Jamais um agente público, ainda mais o prefeito, que é autoridade máxima do executivo, agir de forma tão autoritária em um momento de abertura de negociações. Os servidores estão se sentindo intimados e coagidos pela administração de Kleber Wan-Dall”, disse a presidente do Sintraspug, Lucimara Rozanski Silva.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).