As reuniões entre a Associação de Moradores do bairro Arraial e a Prefeitura de Gaspar se tornaram cada vez mais raras desde o início do ano. A ausência de um representante junto ao Poder Público do município tem dificultado a participação da comunidade na tomada de decisões sobre o que deve ser feito na localidade e prejudicado o relacionamento entre as partes.
O presidente da Associação, Carlos Junkes, revela que o principal problema é que assim como em outros bairros, poucos pedidos são atendidos. "Seria melhor se tivesse alguém responsável para fazer essa ligação entre as Associações com a Prefeitura. Acho que haveria mais conversa e talvez mais soluções", avalia.
A função destacada por Carlos é a de diretor do Núcleo das Associações de Moradores, órgão criado em 2006 para estreitar as relações entre os bairros e a Prefeitura. Desde o mês de janeiro deste ano, o cargo está sob a responsabilidade do bacharel em direito João David de Borba, que não chegou a assumir a posição pois foi colocado à disposição da União e atua no Ministério Público do Trabalho, em Blumenau.
O chefe de Gabinete da Prefeitura, Doraci Vanz, explica que a transferência de João já estava prevista pois é fruto de um acordo feito com o Ministério na gestão passada. "O acordo previa que nosso município cedesse quatro funcionários de cargo comissionado, mas depois de conversarmos com os responsáveis, conseguimos diminuir este número para dois", destaca Doraci, referindo-se ao estudante de direito Luis Eduardo Capelo que também auxilia os trabalhos no Ministério.
Para o chefe de Gabinete, a cessão dos funcionários, além de cumprimento do acordo, é uma forma de trabalhar em parceria com o órgão. Doraci ressalta que medidas já estão sendo tomadas para garantir a comunicação entre as Associações de Moradores e a Prefeitura. Para solucionar o problema da ausência de um responsável pelo departamento, tem início no próximo mês o Orçamento Participativo.
Participação
O Orçamento Participativo, OP, é um mecanismo que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos através de processos de participação cidadã. Doraci esclarece que cada presidente de Associação de Moradores participará como um delegado, que representará sua localidade nas negociações com a Prefeitura.
O cronograma de reuniões nas comunidades já foi definido e será divulgado no início de julho. Serão responsáveis pelo departamento Mauro Gubert, que ocupará o cargo de diretor, e Maicon Oneda, como assistente.
Atualmente Gaspar conta com cerca de 33 Associações e o levantamento e diagnóstico das entidades estarão sob a responsabilidade da pasta.
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