Artista gasparense produz ovo gigante para a Osterfest de Pomerode - Jornal Cruzeiro do Vale

Artista gasparense produz ovo gigante para a Osterfest de Pomerode

25/03/2021
Artista gasparense produz ovo gigante para a Osterfest de Pomerode

Mais uma vez, Gaspar em evidência! Agora, quem se destaca Débora Daros, professora de Artes da rede municipal de ensino. Ela, que também é artista plástica, foi convidada para participar da 13º edição da Osterfest de Pomerode, maior festa de Páscoa da América Latina. Seu talento deu vida a um dos ovos gigantes expostos na cidade.

Débora recebeu o convide diretamente do Consulado Geral da Itália, que fica em Curitiba. “Sou uma artista de origem italiana, fui convidada pelo cônsul Salvatore di Venezia para representar o Vale do Itajaí e criar a arte que retratasse as belezas da Itália, associada com a colonização na nossa região”, destaca.

A professora, que atua nas escolas Dolores Krauss e Olímpio Moretto, trabalhou cerca de 80 horas na produção artística, para que o ovo de três metros ficasse do jeito que imaginou. Ela revela que foi um grande desafio e superou algumas dificuldades. “Trabalhar com tinta spray e técnica de pintura na superfície de um ovo desse tamanho é dificultoso”.

Na pintura, foi utilizada a cor azul, que representa o mar italiano. Além disso, o desenho conta com mapas e a mala para simbolizar a grande imigração, que contribuiu para a colonização italiana no Vale do Itajaí. O tracejado vermelho significa amor e afeto entre as duas pátrias. O ovo também tem representações turísticas do país.

O ovo pintado por Débora ainda tem referências como a Torre di Pisa e a Piazza de San Marco, assim como alguns ícones de regiões italianas: a águia, a gôndola do Trentino, o violino da Lombardia e a pizza Margherita do Sul. O Eier Parade, desfile de ovos, será realizado até o dia 4 de maio.

Débora Daros

Débora Daros é licenciada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e tem especialização em Artes Visuais, Cultura e Criação pelo SENAC. Foi diretora da Casa das Oficinas Dagobert Gunther e orientadora da oficina de Pintura de Tela. Atualmente, é professora de Artes da rede municipal de Gaspar.

Participou de várias exposições individuais, coletivas e de intervenções urbanas no Brasil e exterior, com destaque para obra no Viaduto Paulo Wemuth intitulada ‘Espelho da Memória’ (2014); o Mural em homenagem aos 140 anos de Imigração Italiana e Trentina no Brasil (2015), no Gasparinho; e da Capa do CD do Coro Misto Santa Cecília (2016).

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

Edição 1995

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.