Apresentações na praça marcam o Dia Mundial da Dança - Jornal Cruzeiro do Vale

Apresentações na praça marcam o Dia Mundial da Dança

28/04/2010

fotopg11abreMD.jpgComo identidade cultural, a dança está presente em todas as etnias. Desde os primeiros povos que criaram seu próprio estilo de vida até o mundo de hoje, a dança tem papel marcante na arte e na cultura. Embora isto seja fato, ela ainda é pouco incentivada no mundo contemporâneo. Para chamar mais atenção para esta atividade foi criado, o dia Mundial da Dança. O dia escolhido foi 29 de abril, data que será comemorada em Gaspar com apresentações de escolas municipais, em dois horários ? 9h e 15h ? na Praça Getúlio Vargas.

Esta data não foi escolhida a toa, é uma homenagem a Jean-Georfes Noverre, criador do balé moderno, que nasceu neste dia, e por isso as comemorações devem acontecer do jeito mais apropriado possível: mostras de dança. Todas as 12 instituições educativas municipais mais o Centro Educativo contam com aulas de dança extracurriculares com professores da casa da cultura. Algumas escolas não deram resposta até o momento, mas as coreografias que foram confirmadas são da escola Ferandino Dagnoni de manhã e das escolas Mário Pederneiras, Luiz Franzói e Zenaide Schmitt Costa na parte da tarde.

A dança traz uma diversidade de benefícios a todos os seus praticantes. Ajuda a melhorar a expressão corporal, aumenta a autoestima, ensina o respeito que deve ser ter às diferenças e a interpretação da simbologia dos movimentos, estimula sensibilidade e criatividade, entre tantos outros. Entretanto não é apenas o lado psicológico que é trabalhado durante a prática deste exercício. ?A dança é ótima para o desenvolvimento da criança, tanto na questão motora quanto na ajuda para que se perca a inibição? declara Gabriel Corrêa, coordenador de eventos do Departamento de Cultura. Fisicamente, o praticante também é beneficiado com aumento da flexibilidade, melhora do condicionamento aeróbico, aprimoramento da coordenação motora e auxílio na perda de peso.

A Fundação Cultural espera que a população prestigie as apresentações, estimulando ainda mais a participação das crianças nos grupos de dança escolares. Este evento de comemoração pode ser usado até mesmo como uma preparação para o Festival de Dança de Gaspar, que acontece todos os anos em setembro, sendo que esta será sua 18ª edição.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.