É perfeitamente compreensível que a população esteja assustada com a pandemia do novo coronavírus. Em tempos de isolamento e mudança radical na rotina de todos, muitas dúvidas estão no ar. Uma delas é em relação aos animais de estimação. Afinal, eles podem pegar a doença?
Quem responde a dúvida é o médico veterinário Adilson Luis Schmitt, que possui 30 anos de experiência na área. “Com toda certeza, não! O Covid-19 é uma mutação do coronavírus que só atinge o aparelho respiratório dos seres humanos”, garante.
Apesar de não serem infectados pela doença e, consequentemente, não transmitirem, os pets podem servir de ‘reservatório’ para o coronavírus. “Todo cuidado é pouco, já que o vírus dura por 24 horas no pelos dos animais. Ou seja: não é recomendável passear com eles em ambientes públicos”.
Ele orienta aos tutores que, se for o caso, passem um paninho com álcool gel nas patas e pelos de seus cães e gatos. Além disso, é indispensável que o calendário de vacinação seja respeitado para o bem do animal e também das pessoas que vivem a sua volta.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).