Alunos de Gaspar participam das provas do Enem 2012 - Jornal Cruzeiro do Vale

Alunos de Gaspar participam das provas do Enem 2012

03/11/2012

fotopg12abrecolorMD.jpgDrielly Deggau, 17 anos, está cursando o terceiro ano do Ensino Médio na Escola Professor Honório Miranda, no Centro de Gaspar. Desde o início do ano letivo, a aluna vem se esforçando e se dedicando aos estudos para se formar e também realizar uma prova que pode lhe abrir várias portas: o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem.

?É a primeira vez que participo e acho muito importante. É uma forma de testar nossos conhecimentos e ajudar a conseguir bolsas na universidade?, afirma a aluna, que quer cursar a faculdade de administração.

Assim como Drielly, milhares de outros estudantes de todo o país realizarão as provas do Enem durante este fim de semana, dias 3 e 4 de novembro.

Os exames são feitos por alunos do Ensino Médio das escolas públicas, em sua maioria, e servem para avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio. Além disso, o Enem pode servir como vestibular para muitas instituições públicas ou privadas de Ensino Superior e também dá a chance de entrar em universidades federais por meio do Sistema de Seleção Unificada, Sisu, que usa o desempenho no Enem como critério.

Pensando nestes benefícios as escolas estaduais de Gaspar que possuem Ensino Médio estão preparando os alunos para participar do Enem. De acordo com a assessora de direção da Escola Professor Honório Miranda, Fernanda Eirof, todos os professores e coordenadores incentivaram os terceiranistas a realizaram a prova e, por este motivo, um grande número de adolescentes se inscreveu. ?Os professores já revisaram alguns assuntos abordados durante todo o ano e também fizeram algumas avaliações para ajudá-los. Esperamos que nossos alunos atinjam uma boa média?, registra.

A divulgação do Enem na Escola Frei Godofredo também foi grande e trouxe resultados positivos. ?Por isso, muitos dos nossos alunos se inscreveram. Além de a gente divulgar e auxiliar aqueles que queriam participar, nós destacamos todas as vantagens da prova e isso fez com que eles tivessem ainda mais vontade de fazer?, ressalta o assessor de direção Antônio Merces da Silva. Ele afirma ainda que os professores realizaram um simulado com 60 questões para que os estudantes se preparassem para o teste.


Vantagens para os alunos

Pontos importantes e motivadores são as vantagens que o Enem traz para os estudantes que decidem realizá-lo. Por este motivo é de extrema importância que os professores e coordenadores mostrem e expliquem aos alunos os benefícios do exame. ?Temos mais de 20 alunos inscritos e este número é ótimo. O Enem é essencial, principalmente por abrir as portas de universidades federais e por oferecer bolsas de estudos àqueles que realmente se esforçaram?, lembra a assessora de direção da Escola Arnoldo Agenor Zimmermann, Keller Mafioletti.

 

Estudantes do 2º ano também participam

Não são apenas os formandos do Ensino Médio que participam das provas do Enem. Muitos alunos que ainda cursam o 2º ano optam por fazer o exame para conhecer e testar os conhecimentos. Este é o caso de muitos alunos da Escola Frei Policarpo, que também participarão do exame neste fim de semana. ?Como a divulgação foi grande, os alunos do 2º ano acharam interessante participar. Claro que também é muito importante para eles estarem ainda mais preparados para o próximo ano?, destaca a coordenadora pedagógica Angela Paulin.


?Vou fazer o Enem para eu conseguir uma bolsa de estudos em alguma universidade, principalmente. Além disso, é uma prova muito interessante e que todos deveriam fazer?.
Evelyn Bruna Trindade, 16 anos

?O Enem é uma experiência a mais e vai me ajudar quando eu fizer o vestibular. As oportunidades que essa prova traz também são muito interessantes e por isso eu decidi fazer?.
Tairine Hintz, 17 anos

Fique ligado
O Enem será aplicado em todo o país neste fim de semana e os alunos precisam ficar atentos aos horários e outros cuidados. É recomendável chegar ao menos uma hora antes do início da prova, às 12h, pois atrasos não serão tolerados. A prova terá início às 13h. O tempo mínimo de permanência na sala de provas é de duas horas. Já o tempo máximo é de quatro horas e meia, no sábado, e de cinco horas e meia, no domingo. Não será permitido o uso de lápis ou canetas coloridas, por isto é necessário levar apenas uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Para a realização da prova o aluno terá que levar também o cartão de confirmação da inscrição e um documento de identificação original com foto.

Edição 1437

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.