Na madrugada de sábado, dia 23 de janeiro, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e a Defesa Civil emitiram um alerta de risco alto para movimento de massa em Gaspar. Isso significa que a cidade está em alerta para movimentação do solo e que podem ser registradas ocorrências como deslizamentos, rolamento de detritos, solapamento e erosões. Nos últimos dois dias, a Defesa Civil de Gaspar registrou mais de 20 ocorrências dessa natureza em 11 bairros diferentes.
De acordo com o alerta emitido pelos órgãos nacionais, foram mapeados 40 pontos da cidade com risco alto de movimentação do solo. São 13 bairros que podem ser potencialmente atingidos. O risco foi calculado com base no acúmulo de 152mm de chuva em um intervalo de quatro dias e previsão de continuidade de chuva fraca e moderada. Os bairros que aparecer no alerta são Gasparinho, Gaspar Mirim, Centro, Belchior Alto, Belchior Central, Belchior Baixo, Bateias, Barracão, Santa Terezinha, Figueira, Margem Esquerda, Sete de Setembro e Bela Vista.
A Defesa Civil de Gaspar segue monitorando os avisos meteorológicos, vistoriando as áreas de risco, atendendo as ocorrências e em plantão para atendimento da comunidade. O Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) foi ativado na quinta-feira, dia 21, e segue trabalhando de forma multidisciplinar para atender a população
Na medição realizada às 6h deste sábado, dia 23, o nível do rio Itajaí-Açu estava 3,86 metros acima do normal. Às 9h, a medição subiu para 3,94 metros.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).