Um ano atípico. Diante da pandemia, muita gente precisou mudar completamente o planejamento de 2020. Mas isso não significa abandonar sonhos, apenas prorrogá-los. Inclusive, esse é o momento ideal para estudar novas possibilidades. Aos jovens que desejam fazer intercâmbio, por exemplo, conhecer as opções do mercado é imprescindível para garantir que a experiência seja a melhor, independentemente de quando for colocada em prática.
Muito popular na região, a AIESEC é uma dessas opções. São mais de 40 escritórios espalhados pelo Brasil, sendo um deles sediado em Blumenau. Ou seja, uma ótima oportunidade também aos moradores de cidades vizinhas, como Gaspar e Ilhota, que sonham em conciliar os aprendizados às ações que fazem bem ao próximo. A plataforma possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes através de trabalho em equipe, liderança e intercâmbio voluntário.
De acordo com Alana Nicole Filipin, presidente da AIESEC Blumenau, as viagens não estão sendo realizadas em decorrência da pandemia. “Prezamos pela saúde de todos. Nesse período, estamos trabalhando com o planejamento financeiro e orientações aos interessados em se voluntariar”. Ela afirma que os jovens são o público-alvo da entidade. Para participar do movimento e se candidatar a um intercâmbio é preciso ter entre 18 e 30 anos de idade.
Um exemplo de jovem que fez intercâmbio voluntário pela AIESEC e aprovou a experiência é a gasparense Schirlei Bailer, de 28 anos, moradora do bairro Gaspar Grande. Ela conta que conheceu o trabalho da entidade em uma publicação no Instagram. “Era uma arte postada nos stories de uma amiga, falando sobre a ONG. Meus olhinhos brilharam quando comecei a pesquisar a respeito. Em uma semana, fechei meu intercâmbio para o Chile”.
Schirlei sempre participou de projetos voluntários locais e o intercâmbio veio de encontro com seu estilo de vida. Além disso, ajudou a aprimorar o aprendizado em um novo idioma. “Através do voluntariado global da AIESEC, consegui unir duas vontades minhas e ter a experiência única de viver uma imersão na cultura de outro país. Até me tornei parte da família que me hospedou no período que estive lá”, relembra.
A jovem deixa um recado para quem tem interesse em fazer um intercâmbio voluntário: “É impressionante o quanto uma viagem pode trazer uma série de sentimentos. Foi uma experiência incrível que você poderá ter, além de fazer o bem e impactar uma comunidade carente. Você ajudará com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, baseados nas metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas”.
Interessados em conhecer a AIESEC e, quem sabe, planejar um intercâmbio para o próximo ano, devem acessar o site www.aiesec.org.br/ e se cadastrar. Neste link, é possível procurar qual tipo de oportunidade encaixa ao seu objetivo e preencher o formulário de inscrição que se aplica à vaga. Após, os inscritos serão contatados por um gerente para esclarecer todos os detalhes. Em seguida, há um processo seletivo. Quem for aprovado tem seu intercâmbio voluntário permitido com todo o suporte da AIESEC antes, durante e após a experiência.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).