Do ano passado para cá, a prestação de serviços da Associação Gasparense de Amparo e Proteção dos Animais (Agapa) tem avançado significativamente. Entre reuniões, planejamentos, campanhas e muitas ações, a ONG inicia o ano com uma ótima notícia: a vinda de um valor proveniente de um convênio com o Fórum de Gaspar e o início da campanha Castração Consciente.
Até o final do ano, a Agapa vai castrar entre 10 e 20 cães e gatos por mês. Isso será possível graças aos R$11.552,00 vindos do programa Conselho da Comunidade, do Tribunal de Justiça. O valor será somado ao recebido através de um convênio firmado com a prefeitura de Gaspar e aos valores arrecadados através de doações e eventos.
Conforme regulamento, o valor recebido através da ação do Fórum deve ser aplicado na ONG em um prazo de até 90 dias. “Em março do ano passado demos entrada na documentação deste importante projeto que beneficia anualmente entidades do município. Fomos atendidos e o dinheiro já está na conta. Os voluntários se prepararam para melhor utilizar essa verba. Então, estamos dando início na campanha e também comprando rações”, detalha Rafael Araujo de Freitas, presidente da Agapa.
No próximo mês, a ONG vai dar entrada no Fórum com a documentação necessária para ser contemplada em 2021.
Para que a campanha seja um sucesso, a Agapa elencou quatro frentes de trabalho. O Eixo 1 consiste em conscientizar a comunidade. O Eixo 2 tem como intuito colaborar com famílias carentes (auxiliadas com o Bolsa Família) que possuem animais de estimação. Nesse caso, haverá 50% de desconto aos que comprovarem o benefício ao entrar em contato com os voluntários. No Eixo 3, a proposta é garantir a castração dos animais de rua que estão sob domínio da ONG. E o Eixo 4 abraça também animais vítimas de violência na cidade (atropelamentos ou maus tratos) e que estejam em lar temporário, aguardando encaminhamento para adoção. “Fizemos um estudo e definimos todos os eixos de trabalho da campanha. Queremos atender as demandas daqueles que precisam e aumentar a quantidade de serviços prestados pela ONG”, diz Rafael.
A castração animal é uma forma de prevenir doenças, tranquilizar os bichinhos e ainda reduzir a reprodução desenfreada. Ou seja, o cão ou gato castrado terá mais saúde e não vai poder procriar.
Para ser beneficiado com a campanha, é necessário que o tutor de um animal de estimação entre em contato com a Agapa através das redes sociais. Haverá uma análise criteriosa para definir se a pessoa vai ou não receber ajuda da campanha Castração Consciente.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).