Acessibilidade da Câmara de Gaspar pronta para receber vereador cadeirante - Jornal Cruzeiro do Vale

Acessibilidade da Câmara de Gaspar pronta para receber vereador cadeirante

27/01/2021
Acessibilidade da Câmara de Gaspar pronta para receber vereador cadeirante

O plenário da Câmara de Vereadores de Gaspar está pronto para receber os trabalhos do primeiro vereador cadeirante da cidade. Amauri Bornhausen (PDT) foi eleito primeiro-secretário da Casa de Leis e, faltando poucos dias para a primeira sessão do ano, o local está pronto para que ele exerça sua função.

Além da implantação de uma rampa de acesso que possibilita chegar aos lugares destinados aos integrantes da Mesa Diretora, a Câmara de Gaspar recebeu outras melhorias voltadas à acessibilidade. O banheiro masculino para pessoas com deficiência recebeu uma porta adaptada e a tribuna foi automatizada. Agora, com apenas um toque, o móvel se ajusta ao orador e permite uma visão total do plenário, sem barreira ou interferência.

A contratação da empresa responsável pelas adaptações foi feita em dezembro, logo após a eleição. Os demais ambientes da Câmara já eram acessíveis para pessoas com deficiência.

Os vereadores de Gaspar já atendem em seus gabinetes na Câmara. Porém, a primeira sessão está marcada para a próxima terça-feira, dia 2 de fevereiro.

Em novembro de 2020, logo pós ser eleito, Amauri conversou com a reportagem do Cruzeiro do Vale e contou um pouco da sua história. Confira:

A história de trabalho e superação de Amauri Bornhausen

Aos 51 anos de idade, Amauri Bornhausen é um dos 13 candidatos eleitos para comandar a Câmara de Vereadores de Gaspar no mandato que inicia em 1º de janeiro do ano que vem e segue até o final de 2024. Terceiro candidato mais votado na cidade, foi eleito com 1.059 votos daqueles que, segundo ele, confiam nas ideias que almeja no Legislativo gasparense.

A trajetória de Amauri é marcada pela superação. Em 2019, sua vida passou por uma mudança radical e isso fez com que ele mudasse a maneira com que olhava para o futuro. “Tive isquemia severa e gangrena nas pernas. Passei 40 dias em coma e, quando acordei, soube que meus membros inferiores [pernas] precisaram ser amputados. Foi um choque”, lembra, emocionado.

Diante da nova realidade, Amauri reergueu a cabeça e, com o poio da família e amigos, seguiu em frente. “Eles foram fundamentais na minha recuperação. Minha família é a minha base, meu porto seguro”, diz, referindo-se à esposa, filhos e netos.

Envolvimento com a política

Em 2016, Amauri se candidatou a vereador de Gaspar pelo Partido Progressista (PP) e conquistou 458 votos. O número não foi suficiente para fazer com que ele ocupasse um cargo na Casa de Leis. Nos quatro anos seguintes, algumas coisas mudaram em sua vida, mas a coragem de seguir em frente e ajudar as pessoas que, assim como ele, possuem alguma deficiência, fizeram com que ele disputasse mais uma eleição. E o resultado foi surpreendente.

Apesar de levantar bandeiras específicas, ele diz que está disposto a fazer um trabalho amplo, sem deixar ninguém de fora e sem prejudicar determinados grupos de pessoas. “Nosso município está crescendo e há demandas ainda não atendidas. Ainda é cedo para falar sobre os meus projetos, mas ideias e força de vontade não faltam”.

 

Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

 

Edição 1987
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.