O espírito verde e amarelo já se alastrou pelas ruas de Gaspar. Nas escolas, empresas, lojas e casas pode-se observar que todos aguardam ansiosos e preparados para torcer pela seleção canarinho. O povo brasileiro desde já mostra apoio ao time e certamente estará assistindo, vidrado, a todas as partidas do Brasil na Copa do Mundo. A decoração, que a cada dia chega a mais locais, é uma prova disto.
As escolas vêm trabalhando a Copa do Mundo com os estudantes, cada qual da sua maneira. O Colégio Professor Honório Miranda, por exemplo, está todo enfeitado, por dentro e por fora. A direção aproveitou que a época da copa e da gincana anual da escola eram próximas para fazer da decoração uma prova que valia pontos para a competição. ?O Brasil está em um momento de resgate do patriotismo, dura pouco tempo, mas é importante. E o futebol mexe com o brasileiro?, explica a diretora, Neida Beduschi Silveira.
Outro exemplo das atividades que as escolas realizam neste período é o trabalho feito pelos professores com as séries iniciais do colégio Frei Godofredo, onde os estudantes aprenderam sobre os aspectos da competição e a importância deste evento para o mundo inteiro, além de decorar as salas. O resto da área externa da escola foi decorada por alunos de outras séries.
Ao comércio, a Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, deu duas orientações sobre como proceder neste período. Uma das opções é instalar uma televisão no estabelecimento para que todos os funcionários possam assistir às competições. A outra é liberar o colaborador uma hora mais cedo para que ele vá para casa assistir aos jogos, dando a ele uma hora para voltar ao trabalho depois do jogo ter acabado. Esta última opção será seguida pela loja Mambel, que está toda decorada no clima da copa. Uma grande parte das lojas ainda não decidiu como vai funcionar neste período.
Os dias e horários de funcionamento de instituições públicas também serão alterados em função das partidas da Seleção Brasileira. A sessão da Câmara de Vereadores, que seria realizada na próxima terça-feira, 15, foi antecipada para ontem, quinta-feira, 10, devido ao jogo entre Brasil e Coreia do Norte. No dia do jogo, o atendimento à comunidade será realizado pela amanhã, entre as 7h e 13h. Tudo isto mostra que o Brasil pára para ver a Copa.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).