O piloto gasparense, Francisco Lima, trouxe para a cidade o título inédito de terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Enduro Fim. A grande final aconteceu na cidade mineira de Patrocínio, localizada a 400 km de Belo Horizonte, durante os dias 9, 10 e 11 de outubro.
Ao todo, 9 etapas marcaram a edição 2010 do campeonato, que passou pelas cidades de Farroupilha-RS, Belo Horizonte ?MG, Natal ? RN e Patrocínio ?MG. Francisco se classificou em terceiro lugar na categoria E3, destinada para pilotos com idade acima de 45 anos.
Grande final
A etapa final uniu os atributos geográficos da região à experiência dos organizadores, e teve como característica o elevado nível técnico e por isto foi considerada por muitos pilotos a melhor e mais difícil do calendário da competição.
Para encerrar o campeonato de 2010 em grande estilo, a organização de Patrocínio preparou uma prova inédita, com três dias de duração (válidas pela 7ª, 8ª e 9ª etapas do Brasileiro), e um percurso com os mais variados tipos de piso e relevo. A programação do evento estabeleceu duas voltas no sábado, três no domingo e mais duas na segunda-feira.
A cada volta, os pilotos tinham pela frente um Extreme Teste, em uma pista de Motocross onde foram incluídos obstáculos com troncos e duas carcaças de carro. Em seguida, era a vez de um Cross Teste formado por mais uma pista de Motocross (sem os saltos maiores) e uma outra de Cross Country, com longas retas, curvas de alta e baixa velocidade, além de um trecho numa floresta de seringueiras.
Dali, os competidores seguiam para um Enduro Teste em uma trilha com obstáculos naturais e pedras de todos os tipos e tamanhos, em um terreno íngreme, com muitas valas e curvas fechadas. Os trechos de deslocamento entre uma especial e outra não eram cronometrados, mas os pilotos precisavam ficar atentos para evitar atrasos, já que precisavam percorrer inúmeras trilhas da região. O piloto Gasparense , Francisco de Lima finalizou a prova em quinto e garantiu o terceiro lugar no campeonato.
edição 1252
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).