Já estão definidos os campeões das provas de atletismo dos Jogos Escolares de Santa Catarina, JESC, que acontecem em São Bento do Sul, e Gaspar garantiu um representante na competição.
A modalidade se encerrou na manhã de sexta-feira, 30, e os vencedores de cada prova estão classificados para a etapa nacional das Olimpíadas Escolares 2010.
O atleta Lucas Colzani, do Colégio Universitário, foi o campeão no Festival Municipal de Atletismo realizado em abril em Gaspar, e sagrou-se campeão na fase classificatória em Pomerode, e nas fases Regional e Estadual em São Bento do Sul, nos 75m, com a marca de 9?3.
Agora, Lucas representará Santa Catarina na etapa nacional da competição, evento realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro e que acontece de 9 a 19 de setembro na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará.
Colzani tem 14 anos e nunca havia participado de uma competição deste nível. ?Eu treinava futsal aqui no colégio, tive uma oportunidade graças ao professor Maicon Schramm e tudo aconteceu naturalmente, espero chegar lá e correr muito?, comenta o jovem atleta. Colzani é aluno do colégio Universitário e cursa o nono ano do ensino fundamental. Tímido, o garoto treina em Blumenau sob a orientação do técnico Daniel Tribéss, na Furb e na pista de atletismo da Assocoiação Hering no período da tarde.
O atleta gasparense viaja para Fortaleza no início do mês que vem, acompanhado da delegação catarinense. O orgulho de representar Santa Catarina na competição e principalmente o município está estampado na face do atleta. Bruno Colzani será o único atleta gasparense neste que é o maior evento esportivo estudantil do Brasil.
História dos JESC
Em 1973, o estudante catarinense foi contemplado com um evento esportivo programado exclusivamente para ele: os Jogos Escolares de Santa Catarina. Em princípio, atendendo às condições físico-administrativas, o evento envolvia seleções regionais e todos os investimentos na organização e na participação eram financiados pelo Governo Estadual.
Os Jogos Escolares de Santa Catarina foram disputados durante 13 anos, até 1988, e passou a ser reconhecido como ?o grande celeiro do esporte amador catarinense?. Atletas, como Ana Moser, Fernando Scherer (Xuxa), Sérgio Vieira Galdino, Marco Antonio Cesar, Marcia Narloc ? expressões do esporte brasileiro ? são alguns dos frutos semeados nos Jogos Escolares de Santa Catarina.
A partir de 1992, após quatro anos sem serem realizados e com a unificação da COD (Coordenadoria de Desportos) e da UNED (Unidade Operacional de Educação Física e Desportos) a então criada DIDE (Diretoria de Desportos), hoje FESPORTE (Fundação Catarinense de Desportos), os JESC foram reativados, mantendo em disputa apenas as modalidades esportivas possíveis de serem trabalhadas dentro das condições e realidade das escolas catarinenses e, a partir desta data, atendendo a uma cultura implantada na realização do esporte de rendimento, as Prefeituras Municipais passaram a ?bancar? os investimentos na participação de suas respectivas delegações.
Em 2001 mais uma vez os Jogos Escolares foram suspensos, sendo substituídos pela Olimpíada Estudantil Catarinense, com o intuito de suprir a necessidade de um evento escolar voltado para o rendimento.
Em 2004 os Jogos Escolares de Santa Catarina voltaram a fazer parte do calendário da FESPORTE, com o objetivo maior de desenvolver os princípios norteadores do esporte educacional catarinense: educação, participação, integração e cooperação. Hoje os Jogos Escolares de Santa Catarina têm em sua ?grade?, disputas nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, atletismo paraolímpico, basquetebol, futebol de salão, handebol, judô, tênis de mesa, voleibol e xadrez, sendo todas elas oferecidas para os sexos masculino e feminino.
edição 1219
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).