Se você tinha alguma dúvida de que o seu shape dad body surgiu pra valer após o começo da vida a dois ou em família, um estudo feito pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, promete fazer o tira-teima. Segundo a pesquisa, as pizzas e pipocas compartilhadas com sua parceira e filhos no dia a dia são alguns dos principais hábitos responsáveis pelo seu ganho de peso.
Para chegar a essa conclusão, a equipe analisou informações de 20 mil membros de famílias escoceses. Genética e ambientes domésticos da infância e fase adulta dos participantes foram comparados com fatores relacionados à saúde e obesidade, como a relação cintura-quadril, pressão arterial, gordura corporal e índice de massa corporal.
A primeira vista, os resultados foram um pouco desanimadores, pois comprovaram que o ambiente compartilhado com o parceiro na vida adulta contribui de forma significativa para a obesidade de ambos, e o que é pior, isso não depende da genética do casal.
"As pessoas tendem a ganhar peso depois de eventos marcantes da vida, como o casamento. Há uma grande mudança em seu padrão alimentar, pois eles estão cozinhando para dois agora", esclarece ao site The New Daily Chris Haley, professor e coordenador do estudo. "Além disso, as pessoas que praticam esportes ou outras atividades físicas, tendem a parar depois que começam uma vida em família", completa Haley.
Em contrapartida, a pesquisa traz uma boa notícia. Segundo o estudo, qualquer pessoa tem a capacidade de mudar o cenário, mesmo com tendências genéticas para a obesidade. Da mesma forma que um casal pode influenciar um ao outro a comer guloseimas deitados no sofá, também podem se motivar mutuamente a começar uma vida mais saudável e ativa.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).