O livro A Metamorfose, obra mais famosa do escritor tcheco Franz Kafka, completa 100 anos neste mês de outubro. Em 1915, o texto apareceu publicado em alemão, idioma em que Kafka escrevia, na revista Die Weissen Blätter ('As folhas brancas', em tradução direta), de Leipzig, na Alemanha. A primeira edição em formato de livro ocorreu em dezembro do mesmo ano, pela editora alemã Kurt Wolff. Com o tempo, a obra de apenas 72 páginas, escrita por Kafka em 1912, transformou-se no romance mais conhecido do autor.
A Metamorfose consiste no relato de Gregor Samsa, um viajante de negócios que em determinada manhã acorda transformado em um imenso inseto. Especialistas interpretaram a transformação como uma alusão ao peso insuportável da responsabilidade que todos temos de carregar. Nascido em Praga em 1883, Kafka morreu de tuberculose um mês antes de completar 41 anos. O escritor trabalhou em uma empresa de seguros e deixou uma obra publicada muito curta. Os trabalhos póstumos, porém, são mais extensos.
Apesar de seu sucesso mundial, primeiro nos Estados Unidos, na década de 1940, e na Europa Ocidental após Segunda Guerra Mundial, na República Tcheca o escritor é pouco conhecido. A Metamorfose, por exemplo, teve que esperar até 1929 para ser traduzida para o idioma tcheco. O centenário deve ser comemorado com um concerto, uma mostra fotográfica e um espetáculo junto ao monumento de Karka em Praga.
* Com informações da agência Efe
Edição 1719
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).