Tragédia vira conhecimento em Ilhota - Jornal Cruzeiro do Vale

Tragédia vira conhecimento em Ilhota

20/10/2009

380060MD.jpgAs experiências vividas durante a tragédia de novembro de 2008 foram transformadas em projetos educativos pelos estudantes da escola estadual Marcos Konder, no município de Ilhota. Os trabalhos foram desenvolvidos por todos os 957 alunos e serão apresentados na próxima sexta-feira, 23, quando acontece a Feira Multidisciplinar da escola, que neste ano tem como tema: "Verdade ou consequência? Problema ambiental".

Durante todo o dia os alunos, pais e a comunidade poderão visitar a feira e aprender um pouco mais sobre as mudanças que estão acontecendo no clima e os fatores que geram as catástrofes climáticas. "Nosso principal objetivo era envolver os alunos e despertar neles o interesse pelo tema. Alcançamos este objetivo com sucesso, pois todos os estudantes estão muito envolvidos nos projetos. Eles estão fazendo suspense, querem que tudo seja uma novidade", conta a secretária da escola, Maria de Fátima de Oliveira.

Para a educadora, as feiras multidiscplinares são sempre uma oportunidade de desenvolver o conhecimento de forma diferenciada, unindo a teoria à prática, e neste ano foi muito importante, pois despertou nos estudantes o interesse pela preservação do meio ambiente. "Vemos que eles realmente aprenderam que é preciso preservar o meio ambiente e assim ajudar a evitar que novas catástrofes aconteçam. Sentimos que nossos alunos estão mais conscientes e mais solidários também", aponta.

 

Trabalhos

Os projetos foram desenvolvidos durante todo o ano e foram coordenados pelos professores regentes de cada turma. São maquetes, fotos, vídeos, reportagens, entrevistas, e cartazes que relatam os acontecimentos vividos pelos moradores de Ilhota durante a tragédia de novembro de 2008, mostram as causas e consequências da tragédia, e apontam as mudanças do clima e as mudanças necessárias na atitude do homem com relação ao meio ambiente.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.