O município de Ilhota está entre os 945 municípios brasileiros que podem ficar sem receber a verba para o transporte escolar em 2008.
O cancelamento do repasse foi anunciado nesta sexta-feira, 16 de maio, quando foi divulgada a lista dos municípios que ainda não prestaram contas dos recursos recebidos em 2007. O prazo para a prestação de contas encerrou no dia 15 de abril.
Paulo Roberto Kerscher, diretor técnico de Educação, explica que o município de Ilhota teve um atraso no levantamento dos dados junto ao contador do município e na aprovação por parte do Conselho do Fundeb, porém, o diretor garante que a prestação de contas já foi enviada. Como os dados foram enviados fora do prazo, o município de Ilhota também entrou na lista dos inadimplentes. "Como a prestação de contas já foi enviada, logo o município deverá sair desta lista e o repasse será garantido. Nenhuma criança será prejudicada por este atraso", garante Paulo.
Atualmente, o município de Ilhota possui nove ônibus que transportam os estudantes das onze escolas da rede municipal e das duas escolas da rede estadual de ensino.
Além dos estudantes do Ensino Fundamental, o município também transporta os alunos do Ensino Médio, que não são contemplados com o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, que repassa verbas mensais para o custeio das despesas com o transporte escolar. As verbas são repassadas através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Mais ônibus
Nesta segunda-feira, 19, o prefeito Ademar Felisky e o secretário de Educação de Ilhota, Marcelo Jacob, estiveram em Brasília para assinar um convênio com o Ministério da Educação, por meio do qual Ilhota receberá recursos para aquisição de mais três ônibus para realizar o transporte escolar do município. Os ônibus serão repassados através do projeto "A Caminho da Escola" e, segundo o prefeito, serão enviados para as localidades que apresentarem maior demanda de alunos.
Segundo o prefeito Ademar Felisky, um outro ônibus será entregue ao município através de uma emenda parlamentar do deputado Cláudio Vinhati, do Partido dos Trabalhadores de Joinvile. ?este será um microônibus, de 31 lugares, que também será utilizado para o transporte escolar", informa o prefeito, que deve retornar de Brasília hoje, terça-feira.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).