O Ministério da Educação e Cultura cancelou a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, que seria aplicado neste final de semana em todo o país. A decisão foi tomada pelo ministro Fernando Haddad após denúncia feita pelo jornal "O Estado de São Paulo", de que a prova teria vazado.
O cancelamento foi anunciado na madrugada desta quinta-feira, 30 de setembro, e no mesmo dia Haddad afirmou que uma nova prova já estava pronta e sua aplicação depende apenas da impressão das cópias. O ministro destacou que os inscritos no Enem devem ficar tranquilos e continuar estudando como se fossem fazer a prova nas próximas semanas.
Em Gaspar, 286 estudantes realizariam o exame na escola Honório Miranda e dentre eles está o gasparense João Manoel Wessling, 17 anos. O aluno do Colégio Universitário irá tentar conquistar uma boa pontuação e garantir uma vaga no ensino superior.
Em vez das 63 questões de múltipla escolha, a prova passa a ter 180, além da redação, mas João afirma que está preparado. "Estou estudando desde o início do ano em casa e aqui na escola. Os exercícios extras do colégio têm ajudado bastante. Espero conseguir uma boa pontuação nessa prova", revela o estudante.
João tentará uma vaga para o curso de Engenharia Elétrica e também fará os vestibulares da Udesc, UFSC e UFPR. A coordenadora pedagógica do Universitário, Adriana Rensi, explica que esta será a opção da maioria dos alunos. "Grande parte dos estudantes do terceiro ano farão o Enem. No início ficamos apreensivos com as mudanças na prova, mas percebemos que a proposta também irá exigir um aprofundamento por parte deles", comenta a orientadora.
Para preparar os alunos, os professores têm aplicado exercícios e provas no formato do novo Enem. Além disso, diversas atividades extracurriculares também foram realizadas com o objetivo de capacitar os jovens. O mesmo procedimento foi adotado pelo Colégio Estadual Professor Honório Miranda, que nesta semana realizou um simulado com todos os alunos seguindo os mesmos critérios do Enem.
A diretora do educandário e coordenadora do exame em Gaspar, Neida Beduschi, revela que cerca de 90% dos alunos do Honório farão a prova. "O simulado foi uma experiência muito boa para que eles pudessem ter uma noção melhor sobre o funcionamento do exame. Havia uma expectativa por parte dos alunos e apesar da longa duração da prova tudo transcorreu normalmente", conta.
Prova
A Prova I do exame será realizada em duas etapas. A primeira englobando Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Prova II abordando Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Para ter acesso às provas, os estudantes precisam estar munidos de documentação pessoal.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).