Você sabia que apenas um litro de óleo, quando despejado nos rios, pode poluir até 1 milhão de litros de água? Para garantir que o resíduo do material que é utilizado em cozinhas domésticas e industriais tenha seu destino e tratamento correto, o vereador Kléber Wan-Dall indicou a implantação do projeto "De Óleo no Futuro" em todas as escolas municipais da cidade.
O programa, que visa a reciclagem de óleos e gorduras de origem vegetal e animal com a participação das comunidades escolares, já está sendo trabalhado junto às escolas estaduais de Gaspar. "Os alunos têm debatido sobre questões ambientais e de conscientização nos últimos dias, pois a partir da próxima semana nossa escola será um ponto de coleta", conta a diretora da Honório Miranda, Neida Beduschi.
Os interessados em contribuir com o projeto deverão trazer o óleo em um recipiente, que será depositado em uma bombona destinada aos resíduos. Quando o coletor estiver cheio, a direção da escola irá acionar uma empresa parceira no programa para recolher o conteúdo e dar o destino correto ao material.
Kléber explica que o programa é intermediado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau e automaticamente aplicado às escolas estaduais. Para os educandários do município, é necessário que haja iniciativa do Poder Executivo. "A solicitação já foi encaminhada ao secretário Regional, Paulo França, e agora o próximo passo é o município se habilitar para fazer parte do programa", conta.
O vereador avalia que, se aprovado e aplicado na cidade, o projeto "De Óleo no Futuro" deverá gerar uma reação em cadeia, passando dos alunos para os pais e para a comunidade em geral. "Estive reunido com algumas pessoas que seriam parceiras nesse projeto e em breve deveremos ter algumas definições mais precisas. Nossa intenção é fomentar as discussões sobre essa questão ambiental e chamar a atenção da comunidade", destaca.
Programa
O programa "De Óleo no Futuro" é uma iniciativa da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável. Está em consonância com a Lei Estadual nº 14.330, de 18 de janeiro de 2008. O projeto surgiu com a intenção de reunir diversas iniciativas isoladas relativas à coleta de óleos utilizados em cozinhas domésticas e industriais, unificando-as.
O objetivo é ter o controle dos resíduos desde sua coleta, passando pelo transporte até seu beneficiamento.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).