Maracatu invade CDI - Jornal Cruzeiro do Vale

Maracatu invade CDI

13/06/2008

10048.jpgAo som de batucadas, os alunos do Centro de Desenvolvimento Infantil Cachinhos de Ouro, no bairro Figueira, dançaram e se divertiram durante toda a tarde desta terça-feira, 10.

A aula ministrada pelos integrantes do grupo de maracatu Capivara Cultura Rítmica teve como objetivo ensinar às crianças um pouco dos ritmos da cultura brasileira e faz parte das programações do Mês Cultural, que acontece no CDI durante todo o mês de junho.

O Mês Cultural tem como objetivo promover a interação, incentivando e difundindo as manifestações artísticas, possibilitando o acesso à música e seus instrumentos, à dança e à literatura, contribuindo para a valorização da cultura. A atividade acontece pelo segundo ano consecutivo e segundo a diretora do CDI, Milena Soares, neste ano foi complementada com programações especiais. "Em 2007 a equipe de educadores programou quatro oficinas com diversos temas. As crianças circularam pelas oficinas e também assistiram a diversas apresentações culturais. Neste ano fizemos uma agenda repleta de programações", destaca a diretora.

A atividade teve início no dia 5 de junho, com a apresentação da Dança do Macaco, organizada pela Turma da Alegria formada por alunos do CDI. Toda a ação foi organizada pela professora Patrícia Helena dos Santos e teve o apoio da secretária do CDI, Ana Maria Reinold. As atividades seguem até o dia 24 de junho, quando acontece a Festa Junina do CDI, onde haverá diversas brincadeiras organizadas pelas educadoras do CDI e haverá animação especial com um sanfoneiro de Blumenau.

Entre as atrações esperadas para o Mês Cultural estão a dupla Leco e Teca, de Blumenau, o músico Luiz Vicentini, também de Blumenau, e a apresentação do Grupo de Dança de Rua dos alunos da Escola Dolores Krauss.

Maracatu
O grupo Capivara Cultura Rítmica, que esteve no CDI na tarde de terça-feira, é formado por 25 integrantes, que ensaiam os ritmos brasileiros todas as semanas e se apresentam em festivais e eventos.

Segundo Melissa Manzke, representante do grupo, esta foi a primeira vez que o grupo se apresentou para crianças tão pequenas. "Trouxemos algumas atividades para a inicialização musical das crianças e elas gostaram muito. Foi uma atividade diferente e muito divertida", conta a integrante do grupo.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.