Você sabia que Gaspar integra o seleto grupo de municípios que superou a ‘meta 6’ do Plano Nacional de Educação? A meta estabeleceu, em 2014, que 25% dos alunos deveriam estudar em tempo integral no prazo de 10 anos (2024). A nossa cidade está com 28% de estudantes em tempo integral, enquanto a maioria dos municípios brasileiros não conseguiu atingir o objetivo. A rede pública de ensino gasparense comemora um marco importante: o aumento de 40,44% no número de matrículas em educação em tempo integral entre 2017 e 2024. É o maior número de crianças estudando pelo menos 35 horas por semana de toda história do município.
Em 2017, o número de alunos matriculados em período integral era de 1.775. Já em 2024, esse número subiu para 2.492. Esse crescimento se mostra mais significativo considerando o aumento expressivo que superou 25% no total de matrículas na rede municipal, passando de 7.236 em 2017 para 9.103 em 2024.
Para suportar a expansão da educação em tempo integral, a Secretaria de Educação investiu mais R$ 35 milhões em reformas e ampliações de unidades escolares, além de R$ 12 milhões na construção de novas unidades, como o CDI Nelson Alexandre Bornhausen, o CDI Maria Salete Oliveira Pereira e a Escola Olímpio Moretto. Escolas como a Norma Mônica Sabel, Dolores Krauss, Luiz Franzói receberam melhorias significativas, a escola Vitório Anacleto Cardoso e o CDI Francisco Mastella tiveram grandes ampliações.
Os dados do levantamento de atendimento integral indicam que algumas unidades de ensino se destacam pelo número de crianças matriculadas em período integral. O CDI Francisco Mastella e o CDI Nelson Alexandre Bornhausen atendem 100% dos seus alunos em tempo integral. As escolas Prof. Rudolfo Gunther, Angelica Costa e Vitorio Anacleto Cardoso ofertam ensino com currículo integrado para 100% dos seus alunos de 1º a 5º anos.
No total, 45% das crianças na educação infantil estão em período integral, enquanto 9 % dos alunos do ensino fundamental estudam com currículo integrado, outros 9% fundamental participam da jornada ampliada, nesta modalidade os alunos escolhem as oficinas que irão fazer até completar a carga horária mínima de 35 horas semanais. Todas as crianças que estudam em uma das modalidades ofertadas têm direito a pelo menos 3 refeições desenvolvidas por equipe de nutricionistas, além de acesso ao transporte.
A jornada ampliada se refere à extensão do tempo que os alunos passam na escola, além do horário regular de aulas. Durante este período extra, os estudantes participam de atividades complementares, como esportes, artes e reforço escolar, aulas de robótica, que contribuem para o seu desenvolvimento integral.
Já o currículo integral é um modelo de ensino onde o aluno passa todo o período escolar, desde as primeiras horas do dia até o final da tarde, na escola. Nesse modelo, todas as atividades, incluindo as acadêmicas e extracurriculares, são planejadas de forma integrada, proporcionando uma educação mais abrangente e contínua.
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