Gaspar e Ilhota comemoram os bons resultados do Ideb - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar e Ilhota comemoram os bons resultados do Ideb

27/06/2008

Os educadores de Gaspar e Ilhota comemoraram esta semana a divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, para as séries iniciais e finais das escolas municipais.

Em Gaspar, o aumento registrado foi de 0,6 e 0,5 pontos para as séries. O fato deixa o município muito próximo da meta traçada para o ano de 2011 e acima das médias nacionais, que são de 4,2 e 3,8.

A diretora geral de Educação de Gaspar, Lucia Helena Teixeira de Melo, aponta que esta é uma conquista de todos os docentes. "Estes números mostram a competência do professor gasparense, que está sempre em busca de uma formação continuada e empenhado em exercer sua função com profissionalismo", diz.

A avaliação do Ideb leva em consideração o desempenho dos alunos, a estrutura escolar oferecida para o desenvolvimento educacional dos estudantes e também a formação profissional de professores, diretores e outros gestores da educação no município.

Em Ilhota, o aumento de 40% com relação ao último índice analisado garantiu ao município o alcance da meta prevista para 2015. A constatação surpreendeu o secretário de Educação, Marcelo Jacob, que revelou que o aumento é resultado de diversos investimentos feitos na área durante o período de 2005 e 2007, quando ocorreu a avaliação.

Marcelo aponta que, apesar da meta ter sido alcançada com antecedência, as ações de incentivo à educação em Ilhota continuarão a todo vapor. "Ficamos muito contentes com o resultado e sabemos que ele é fruto de um trabalho de equipe. Continuaremos a lutar para que esse número aumente cada vez mais", revela.

Para comemorar o bom índice alcançado pela Educação de Ilhota no Ideb, a Administração Municipal oferecerá uma homenagem aos diretores, professores e profissionais da educação de todo o município amanhã, sexta-feira. A festa acontece às 9h na Associação dos Servidores Públicos de Ilhota e, além dos docentes, alunos de diversas escolas da cidade também estarão presentes para receberem medalhas por suas participações nas avaliações que resultaram no aumento de 40% do índice com relação ao ano de 2005.

Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, médias de desempenho nas avaliações do Inep e a Prova Brasil.

As metas são diferenciadas para todos os municípios e serão apresentadas bienalmente de 2007 a 2021. Estados, municípios e escolas deverão melhorar seus índices e contribuir, em conjunto, para que o Brasil chegue à meta 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.