Cinco alunos da rede municipal de ensino de Gaspar se destacaram a nível nacional na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2023. Além deles, o professor Osvaldo Claudino dos Santos Neto, da Escola de Educação Básica Ferandino Dagnoni, foi premiado como professor destaque. Ao todo, Gaspar celebrou a conquista de sete medalhas por estudantes da cidade, incluindo participantes de instituições estaduais e federais.
João Henrique Bornhausen Spitter, Cristhian Cezar e Antony de Camargo Antunes, todos da Escola Ferandino Dagnoni, foram premiados com medalhas de bronze. Isabella de Andrade Meireles, da Escola Professor Vitorio Anacleto Cardoso; e Eduardo Heck Schmitt, da Escola Zenaide Schmitt Costa, também conquistaram medalhas de bronze. Nayane Deschamps, da Escola Estadual Frei Policarpo, ganhou a medalha de prata; enquanto Guilherme Schmitt Galvão, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus Gaspar, foi premiado com a medalha de ouro.
A cerimônia de premiação aconteceu no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis, na última sexta-feira, dia 12 de julho. Eduardo Heck Schmitt, acompanhado de seus familiares e professores, foi um dos participantes de Gaspar que recebeu a medalha de bronze em nível nacional e prata em nível regional.
Gaspar tem se destacado na área de matemática por meio de diversas iniciativas, como mostras de matemática e participação ativa em feiras regionais, estaduais e nacionais. Essas ações refletem o compromisso da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, em incentivar o desenvolvimento acadêmico e a descoberta de talentos entre seus alunos.
O prefeito Kleber Wan-Dall, comemora esse resultado. “Esse reconhecimento nacional e estadual é fruto do esforço, dedicação e talento dos nossos alunos, além do comprometimento incansável dos nossos educadores. Continuaremos a investir em iniciativas que promovam a excelência acadêmica e o desenvolvimento integral de nossas crianças e jovens, reafirmando nosso compromisso com uma educação de qualidade em Gaspar”.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma competição de caráter cultural e recreativo, destinada a estudantes dos ensinos fundamental e médio. A participação é voluntária e não está vinculada à aquisição de qualquer bem, serviço ou direito. A competição é dividida em três níveis: nível 1 para alunos do 6º e 7º anos, nível 2 para alunos do 8º e 9º anos, e nível 3 para estudantes do ensino médio. A OBMEP busca identificar jovens talentos na matemática e incentivar o ensino da disciplina em todo o país.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).