Exposição reuniu alunos da Zenaide - Jornal Cruzeiro do Vale

Exposição reuniu alunos da Zenaide

20/06/2008

100613.jpgMúsicas, danças, trajes, artes, decoração. Nenhum detalhe escapou do conhecimento dos alunos da escola Zenaide Schmitt Costa, no bairro Santa Terezinha, que durante vários meses pesquisaram sobre a cultura japonesa e a chegada dos primeiros japoneses no Brasil.

O resultado da pesquisa pôde ser conferido pelos pais e pessoas da comunidade durante a última terça, quarta e quinta-feira, quando aconteceu a 1ª Feira Científico-Cultural Interdisciplinar da escola, que celebrou o centenário da imigração japonesa no Brasil. A feira foi realizada no Centro Comunitário Santa Terezinha e além da mostra de trabalhos também teve diversas apresentações culturais como o coral que cantou em japonês, apresentação de karatê, interpretação de lendas japonesas, entre outras apresentações. No local também foram realizadas palestras sobre mangas e anime, que são aqueles desenhos japoneses. Muitos pais participaram desta atividade e puderam aprender um pouco mais sobre os desenhos que seus filhos assistem.

Gabriel Correa, responsável pela organização da mostra, conta que esta foi a primeira vez que uma feira conseguiu reunir todas as disciplinas da escola.

"Envolvemos todos os professores e todos os alunos. Quem não está expondo é porque está se apresentando e quem não está em nenhuma destas duas atividades pelo menos ajudou a confeccionar os enfeites e a fazer a decoração da feira. Todos pesquisaram muito para que pudéssemos chegar a este resultado", revela.

100612.jpgTrabalhos
As amigas Letícia Sardo Silva e Jéssica Gertiuke, alunas da quarta-série, pesquisaram sobre as colônias japonesas. "Gostamos muito deste trabalho e pudemos aprender bastante sobre as colônias e o modo de vida dos japoneses", conta Letícia.

Um dos trabalhos que mais chamou a atenção dos visitantes foi o de origami, elaborado por Naira Rosangela da Silva e suas amigas. "Não sabíamos fazer este tipo de trabalho, fomos pesquisar e aprendemos bastante, agora já fizemos mais de duzentos origamis", revela a estudante, que destaca que aprendeu muito com as aulas práticas e pesquisas realizadas para a feira.

Japoneses no Brasil
O Kasato Maru é considerado pela historiografia oficial o primeiro navio a aportar no Brasil com imigrantes japoneses, em 18 de Junho de 1908. Chegou ao Porto de Santos trazendo 165 famílias, que vinham trabalhar nos cafezais do oeste paulista. O ano de 2008 está marcado de comemorações dos 100 anos de imigração japonesa no Brasil. Nos primeiros sete anos, vieram mais 3.434 famílias, somando um total de 14.983 pessoas.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.