As folhas em branco deram espaço à imaginação dos alunos da quarta série da escola Norma Mônica Sabel, que na manhã desta segunda-feira, 7, participaram do projeto "Exposição Itinerante da Fauna Silvestre", desenvolvido por acadêmicos de Ciências Biológicas da Universidade Regional de Blumenau.
Patrocinado pela Bunge Alimentos, o projeto é desenvolvido há três anos e tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes e promover o conhecimento sobre a fauna e a flora local. Para isso, os acadêmicos vão até a sala de aula e conversam com os alunos sobre quais os conhecimentos que cada um tem sobre a floresta da região. Os alunos desenham, pintam e escrevem o que sabem sobre a floresta e seus animais. Depois eles seguem para uma palestra sobre o tema e após participam de brincadeiras que ajudam a colocar os conhecimentos adquiridos em prática.
O conhecimento adquirido com as atividades é analisado na última etapa do projeto, quando os alunos retornam para a sala de aula e falam sobre o que achavam da floresta antes da atividade e o que acham depois da atividade. A exposição dos animais é feita através de imagens e de animais empalhados.
O projeto teve início nesta segunda-feira e segue durante toda a semana, com o objetivo de tratar o tema com todos os 800 alunos da escola Norma Mônica Sabel. Na quinta-feira, 10 de julho, a exposição será aberta para a comunidade e segundo Rosana Wieser, diretora da escola, todos os pais e moradores da comunidade poderão participar do projeto. "Fomos procurados pela Furb para receber este projeto e aceitamos na hora pois acreditamos que todo o conhecimento prático sobre os assuntos aprendidos em sala de aula serve para despertar o interesse dos alunos. Ver os animais empalhados é uma novidade para as crianças, eles têm gostado muito da exposição", revela Rosana.
Conhecimento
Segundo Elisabete Rechenberg, técnica de laboratório que acompanha o projeto, o resultado da exposição pode ser visto a longo prazo na vida dos estudantes. "O que eles aprendem através da palestra e das brincadeiras eles levam para toda a vida", destaca.
Clique aqui e veja o vídeo desta matéria.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).