Evento do IFSC Gaspar discute mudanças climáticas e cultura oceânica - Jornal Cruzeiro do Vale

Evento do IFSC Gaspar discute mudanças climáticas e cultura oceânica

23/10/2025
Evento do IFSC Gaspar discute mudanças climáticas e cultura oceânica

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Gaspar promove até sábado, dia 25 de outubro, a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que neste ano aborda o tema 'Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território'. A programação reúne palestras, oficinas e atividades interativas voltadas a estudantes da rede municipal de ensino, com o objetivo de despertar o interesse pela pesquisa científica, promover a conscientização ambiental e incentivar o protagonismo dos jovens na construção de um futuro sustentável.

De acordo com a secretária de Educação de Gaspar, Andréia Zimmermann Nagel, a participação dos alunos é essencial para aproximar o conhecimento da prática e estimular a curiosidade científica. “A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um espaço de inspiração, aprendizado e criatividade para os nossos estudantes”, destaca. A iniciativa reforça a importância da integração entre escola e comunidade na formação de cidadãos conscientes e engajados com as questões ambientais.

A diretora-geral do IFSC Gaspar, Glaucia Marian Tenfen, ressalta que o tema deste ano convida à reflexão sobre o compromisso coletivo com a preservação dos ecossistemas. “Mais do que um recurso natural, a água é elemento de vida, de conexão e de responsabilidade compartilhada. A SNCT representa momentos que despertam o conhecimento, a curiosidade e o compromisso da educação com um futuro mais sustentável”.

Promovida nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a edição 2025 da SNCT no IFSC Gaspar é realizada em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o IFSC Câmpus Itajaí e escolas municipais e estaduais do estado, com recursos próprios e apoio do CNPq, por meio da chamada Pop Ciência CNPq/MCTI nº 11/2025. Outras ações ligadas ao evento seguirão até novembro, reforçando o compromisso das instituições envolvidas com a educação científica, a sustentabilidade e o desenvolvimento local.

 

 

Edição 2215

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.