Declamação de Poesia integra programação - Jornal Cruzeiro do Vale

Declamação de Poesia integra programação

30/10/2009

z800x53MD.jpgCom a poesia de Ricardo Azevedo, a pequena Lenise Rodrigues dos Santos deu início à sua primeira apresentação oficial pelo 9º Concurso de Declamação de Poesias. O evento acontece no espaço Bunge Natureza e segue até o final da tarde de hoje, sexta-feira, integrando a primeira edição do Movimento de Leitura.

Lenise é aluna da Escola de Educação Básica Norma Mônica Sabel e declamou a poesia "Não existe dor gostosa". Com um pirulito na boca, prêmio por sua bela apresentação, a estudante declarou que ficou nervosa, mas que já está acostumada a falar em público. "Eu já contei essa poesia várias vezes na minha escola", disse.

Assim como Lenise, outras dezenas de estudantes se reuniram no local para declamar poesias e participar das atividades que envolvem o 1º Movimento de Leitura do Município. No espaço foram montados barracas e outros ambientes que receberam a visita de contadores de histórias durante todo o dia. Apresentações culturais também fazem parte do evento.

Além da leitura, as crianças podem aproveitar o momento para prática de atividades manuais como recortes e pinturas, ao som de histórias e muita música.

Na manhã de hoje as atividades começam às 9h com a apresentação de Boi de Mamão do grupo folclórico mirim da escola Angélica Costa. As 9h30 Sérgio Bello estará presente para novo momento de contação de histórias. Logo após, alunos contadores de histórias tomam à frente, seguidos por uma apresentação de cirandas da escola Angélica Costa.

No início da tarde, alunos da escola Zenaide Schmitt Costa fazem uma apresentação de dança e às 13h45 acontece nova etapa do concurso de declamação de poesias. Durante os dois dias haverá Sofá Literário, com escritores de Gaspar e Brusque, além de diversas oficinas de leitura.

 

Programação

A abertura da programação aconteceu ontem, quinta-feira, às 13h30, com apresentações culturais. Logo após, às 14h, teve início o concurso de poesias, que seguiu até as 17h30, quando os presentes puderam conferir a apresentação de uma peça de teatro apresentada por uma equipe da Viacredi.

À noite contou também com um momento de contação de histórias presidido por Sérgio Bello, que mexeu com a imaginação de crianças e adultos que conferiam a atração ao falar sobre diferentes obras literárias. Na ocasião, aconteceu ainda o lançamento do livro José e o Macaco Encantado, obra ilustrada por dois gasparenses. Às 20h, uma roda de violas encerrou as atividades do dia.

Comentários

Flávia
18/11/2009 11:25
Gostaria de receber, se possível, poemas de Ricardo Azevedo. Minha filha terá de recitar poemaas deste na escola, num projeto chamado: Poetar. Desde já agradeço.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.