Uma vista muito especial marcou a terça-feira, 25 de junho, da família Cruzeiro do Vale. Isso porque os estudantes dos quartos anos da Escola Vitório Anacleto Cardoso vieram conhecer a estrutura do veículo de comunicação, o processo de produção de notícias, a evolução da comunicação e como a equipe do jornal impresso mais antigo ainda em funcionamento em Gaspar se adaptou à tecnologia ao longo dos anos.
Os pequenos tiveram contato com máquina de escrever, celulares das décadas passadas e câmeras fotográficas usadas antes mesmo deles nascerem. O fundador e diretor do Cruzeiro do Vale, Gilberto Schmitt, contou a história do jornal e esclareceu as dúvidas da criançada. "Nesses 34 anos de história, já recebi centenas de turmas. O que mais cativa é ver o quanto as novas gerações se interessam pela informação. Quem sabe, daqui uns anos, essas crianças descobrem o amor pelo jornalismo? Os estudantes da Escola Vitório Anacleto Cardoso são muito inteligentes e educados", afirma.
Na redação, o jornalista Geraldo Genovez bateu um papo com os alunos sobre jornalismo multimídia. "Expliquei que, nos dias de hoje, o bom profissional de comunicação faz de tudo um pouco: entrevista, escreve, revisa, diagrama, cria artes, fotografa, apresenta, grava, edita vídeos, etc. Nossa equipe, por exemplo, é referência na atualização rápida do portal online e redes sociais, além de manter o jornal impresso vivíssimo em pleno 2024", destaca.
Após a visita, a turma foi até o Moendão, localizado bem em frente ao jornal, para saborear pastéis e caldo de cana.
De acordo com a professora Katia Michel Schmitt, o intuito da visita é mostrar, na prática, como funciona o jornal. "Estamos trabalhando também a parte de publicidade e tivemos o prazer de sermos recebidos pelo seu Gilberto e equipe. Foi muito bacana entender como as notícias são produzidas. Os alunos ficaram muito interessados. Agradeço também o pessoal do Moendão, que atendeu muito bem as crianças".
Para a aluna Lara Sofia Ferra, de 9 anos, a visita foi divertida. "Achei bem legal. Nunca tinha ido em um jornal. Gostei bastante". Sua colega, Alana Gabriele da Silva Bueno, de 10 anos, afirma que anotou as explicações que recebeu. "Aprendi muitas coisas durante a visita. Já o estudante Victor da Rosa Sarmento, de 9 anos, conta que se surpreendeu com a mudança no jornalismo ao longo dos anos. "Eu aprendi que antigamente demorava semanas para fazer jornal e hoje em dia leva minutos para publicar uma notícia".
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).