Concurso de Oratória celebra expressão e talento dos estudantes de Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Concurso de Oratória celebra expressão e talento dos estudantes de Gaspar

03/10/2024
Concurso de Oratória celebra expressão e talento dos estudantes de Gaspar

A Escola Norma Mônica Sabel foi palco da final do 4º Concurso de Oratória das Escolas de Gaspar. Com o tema ‘Do relembrar ao projetar’, a competição premiou os estudantes que melhor atenderam aos critérios de avaliação estabelecidos pelo júri. O evento foi promovido pela Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Educação, e envolveu alunos do 8º e 9º ano das escolas municipais e estaduais da cidade.

A oratória, reconhecida por sua capacidade de abrir portas no mundo profissional e aprimorar relacionamentos interpessoais, foi a habilidade demonstrada pelos finalistas. Cada aluno teve de três a cinco minutos para desenvolver o tema proposto, apresentando suas ideias e argumentos de forma coerente. Os participantes foram avaliados em categorias como clareza de voz, conteúdo da mensagem e apresentação.

Os três vencedores foram anunciados ao final das apresentações: Talita Naara Pereira, da Escola Norma Mônica Sabel, orientada pelo professor Joílson Augusto Vasquez Couto (1º lugar); Bernardo Schlemper Schramm, da Escola Vitório Anacleto Cardoso, orientado pela professora Mara Lúcia de Lima Minozzo (2º lugar); e Emili Tayani de Paula, da Escola Zenaide Schmitt Costa, orientada pela professora Gisele Thalia Cé Carvalho (3º lugar).

Além dos troféus para os três primeiros colocados, todos os finalistas receberam certificados de participação e receberão medalhas em suas escolas.

O concurso faz parte do programa Conexão Educa Gaspar, que visa incentivar o conhecimento e preparar os jovens para os desafios futuros, com foco na qualificação para o mercado de trabalho e na conscientização social. “O concurso de oratória envolve toda a comunidade escolar, desde as fases iniciais nas salas de aula até a final”, destacou o secretário de Educação, Emerson Antunes.

O júri foi composto por cinco profissionais renomados das áreas de comunicação, pesquisa e educação: Lúcia Correia Marques de Miranda Moreira doutora em Letras; Arieli Bastos da Silveira, fonoaudióloga e mestre em distúrbios da comunicação; Andrey Felipe Cé Soares, doutor em Educação; Daiana Salvador, pedagoga e mestranda em Gestão de Políticas Públicas e Wania Célia Bittencourt, doutoranda em Linguística e mestre em Jornalismo.

 

 

 

 

Edição 2173

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.