Alunos da Escola Norma Mônica Sabel visitam Cruzeiro do Vale - Jornal Cruzeiro do Vale

Alunos da Escola Norma Mônica Sabel visitam Cruzeiro do Vale

17/06/2024
Alunos da Escola Norma Mônica Sabel visitam Cruzeiro do Vale

A semana começou com muita informação e uma verdadeira aula de jornalismo aos alunos do 5º ano da Escola Norma Mônica Sabel, que vieram até o Cruzeiro do Vale para conhecer nossa estrutura e ficar por dentro da história do veículo de comunicação impresso mais antigo de Gaspar. As crianças foram recebidas por Gilberto Schmitt, fundador e diretor do jornal.

Na oportunidade, Gilberto compartilhou curiosidades sobre a comunicação no mundo, no Brasil, em Santa Catarina e, é claro, em Gaspar. Ele também falou sobre a fundação do Cruzeiro do Vale em 1990, como funcionava a cobertura jornalista e impressão dos jornais na época, além de contar com detalhes como é trabalhar com jornalismo nos dias de hoje, com a tecnologia que temos à disposição.

O jornalista afirma que é um prazer receber as escolas e ensinar sobre comunicação aos pequenos. "Todos os anos recebemos dezenas de estudantes no jornal. É gratificante poder falar sobre esse assunto que domino e tenho mais de três décadas de experiência. Fico muito feliz em ver os olhares atentos, escutar as perguntas mais curiosas e responder a cada questionamento de forma didática".

Gilberto Schmitt, que também foi professor, gosta de detalhar todos os processos do jornalismo, desde a apuração dos dados, fotografias, escrita da matéria, ediçao, revisão, diagramação e publicação. "É um processo que muitas pessoas não conhecem e têm curiosidade. De 1990 para cá, muita coisa mudou. Hoje, se tornou mais fácil e rápido compartilhar notícias. Além do jornal impresso, podemos fazer por meio das redes sociais e do nosso site", conclui.

E na prática, como funciona? Ao chegarem na redação, os estudantes foram instruídos pela editora, Indianara Schmitt. "Essa nova geração, que cresce com acesso à internet, celulares e computador, gosta muito de acompanhar o passo a passo de cada coisa. Aproveitei a visita para mostrar o uso do programa InDesign, que utilizamos para diagramar o jornal impresso. Inclusive, criei uma capa exclusiva com a foto da turma e uma manchete sobre a visita", destaca a jornalista.
Professora fala sobre trabalho em sala de aula

A professora Katia Milene é uma grande amiga do Jornal Cruzeiro do Vale. "Dou aula na disciplina de Letramento aos alunos dos quintos anos. Estamos trabalhando o tema 'notícias e entrevistas'. O objetivo da visita foi conhecer o jornal impresso e o jornal online. Na sala, vamos desenvolver nosso próprio jornal entre as turmas. Já visitei o Cruzeiro do Vale em outros anos e aproveite para apresentar aos meus alunos a nova estrutura do veículo de comunicação", conta.

Quem adorou a visita foi Caroline Cardoso, de 11 anos. "Eu achei muito legal. Anotei tudo o que o seu Gilberto falou. O que eu mais gostei de saber é sobre o jornal de antigamente, que era escrito na máquina de datilografia. Já ouvi falar dessa máquina em casa", comentou a estudante. Seu colega de turma, José Vitor de Lima Koch, também de 11 anos, afirma que o mais interessante na sua opinião foi conhecer a cobertura das notícias. "Gostei de entender melhor como os jornalistas chegam nos locais dos acidentes e crimes. Parece ser uma profissão difícil mas muito legal", conclui o menino que sonha em ser policial.

Pastel e caldo de cana encerra visita

Ao fim da visita, a criançada e suas professoras puderam se deliciar com os famosos pastéis do Moendão, que fica bem em frente ao Jornal Cruzeiro do Vale. Para acompanhar, um saboroso caldo de cana fresquinho.

 

 

 

 

Edição 2158

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.