As faixas preparadas pelos pais dos alunos da escola Dolores Luzia dos Santos Krauss denunciaram um problema antigo do educandário: a falta de um local adequado para a prática da educação física dos quase 600 estudantes do bairro Figueira.
O manifesto do bloco dos pais silenciou o desfile cívico do último 7de Setembro e trouxe a tona um problema há tempos esquecido. A quadra de esportes da escola começou a ser erguida em 2006, após problemas técnicos a obra foi embargada e só pode ser concluída após a contratação de uma nova empresa, em 2008. O local foi finalizado no início deste ano, porém, apresentou diversos problemas, entre eles a falta de drenagem. A cada dia de chuva o pátio acumula poças de água e os terrenos ao redor da quadra ficam inacessíveis aos alunos.
A diretora adjunta Márcia Aparecida da Silva revela que a Secretaria de Educação tem conhecimento do problema e, inclusive, no final de agosto enviou uma equipe para fazer diversos consertos no espaço ao lado da quadra, para garantir o acesso dos alunos ao local. "O que precisamos mesmo é que a quadra coberta seja fechada e transformada em um ginásio de esportes, só assim é que os alunos terão as aulas de educação física garantidas, independente do clima", explica.
O pedido já foi apresentado na Câmara de Vereadores, através de indicação feita pela vereadora mirim da escola, a aluna Alessandra Zimmermann Bruns.
Itamar Alves Bruns, presidente da Associação de Pais e Professores da escola, revela que o secretário de Educação, Neivaldo da Silva, conhece o problema da escola e já mostrou à direção um projeto para fechar a quadra. "O secretário tem boa vontade, mas depende da ação de outras Secretarias Municipais. Ele é da área, conhece a dificuldade das escolas e tem mostrado interesse em nos ajudar. Esperamos que esta obra seja realizada em breve", almeja o representante dos pais.
Segundo Itamar, a APP e a direção da escola não haviam sido informadas sobre o manifesto dos pais durante o desfile cívico. "Eles tinham um bloco e só vimos as faixas quando eles abriram. Eles aproveitaram a oportunidade para mostrar que estão atentos e que querem um espaço adequado para seus filhos estudarem", justifica.
ApoioSegundo a diretora adjunta, os pais cobram um espaço adequado pois querem que seus filhos estudem em um ambiente de qualidade, porém, poucos fazem a sua parte dando a contribuição mensal para a APP. "Sabemos das dificuldades dos pais, mas a contribuição com a APP ajuda a manter as atividades da escola e é muito importante", destaca a educadora.
O QUE DIZ O SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO
Neivaldo da Silva, secretário de Educação, explica que conhece os problemas enfrentados pela escola Dolores Krauss mas garante que diversos investimentos já foram feitos no local. "Investimos cerca de R$17 mil em equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, além de reformas e pinturas que já fizemos na quadra", revela.
Neivaldo garante que a Prefeitura pretende resolver os problemas de infiltração na quadra o quanto antes. "Sabemos da dificuldade, mas precisamos trabalhar com planejamento, pois temos muitas escolas para atender. Vamos fazer a drenagem da quadra e depois analisar a possibilidade de, gradativamente, fecha-la, como pedem os pais e professores", garante o secretário.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).