Ontem, 18 de maio, o país lembrou o Dia de Combate à Violência Sexual Infantil. Em Gaspar, diversas ações foram promovidas pela equipe da Secretaria de Assistência Social afim de orientar a população sobre a importância de se previnir este tipo de violência e de se denunciar casos que tornem-se de conhecimento da população.
Diferente das regiões norte e nordeste do país, onde muitas crianças trabalham como verdadeiras escravas sexuais, em Gaspar não há muitos registros de exploração sexual infantil, porém, há muitos registros deste tipo de violência, sofridos muitas vezes dentro da própria casa.
Segundo os especialistas, muitas crianças não conhecem o que é violência sexual e por isso sofrem caladas. Muitas sabem que estão sendo violentadas mas são ameaçadas e, por medo, não contam para ninguém o que estão vivendo.
Por estes e outros motivos é muito importante que os pais, tios, vizinhos, professores, e amigos fiquem atentos às reações das crianças ao seu redor. Todo e qualque caso suspeito deve ser denunciado pois somente com a ajuda da população é que a Polícia terá conhecimento dos casos e assim poderá investigar e punir os culpados.
As denúncias podem ser anonimas e podem ser feitas através da Polícia Civil - 197 ou Militar 0800-481717.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).