Com base na preocupação com o aumento de casos de problemas auditivos em creches e escolas do município, a Secretaria de Educação decidiu colocar em prática um projeto para identificar e monitorar estudantes que sofrem com algum tipo de perda auditiva capaz de prejudicar o rendimento escolar. Segundo informações dos responsáveis pela elaboração do projeto, vinha sendo identificada a incidência de problemas no sistema auditivo e, com o novo projeto, que deve ser colocado em prática a partir do ano que vem, a expectativa é de que essas situações possam ser diagnosticadas com antecedência e tratadas antes de chegar a trazer prejuízos mais significativos ao desempenho escolar do aluno.
Em que pese a importância do programa, é preciso reconhecer que acompanhamentos desta natureza já deveriam estar presentes nas escolas públicas há muito tempo. Mergulhado na rotina do dia a dia, o professor não dispõe de condições - e nem de capacitação - para identificar se uma queda no desempenho escolar está relacionada a desatenção, problemas na parte didática ou questão de saúde do estudante. Com esse acompanhamento, que poderia se unificar a áreas como oftalmologia e nutrição, os pais passam a contar com uma garantia a mais de que a escola não só irá cobrar do aluno assiduidade e participação em sala de aula, mas também irá oferecer suporte para identificar alguma situação que possa dificultar o trabalho do aluno nos educandários.
Edição 1640
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).