Por Fernanda Pereira - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Fernanda Pereira

16/01/2009 00:00

As conselheiras tutelares de Gaspar divulgaram nessa semana o número de crianças e adolescentes que foram atendidos pelo Conselho Tutelar durante todo o ano de 2008. Ao todo, foram 907 crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados. O principal deles: o direito Fundamental à Convivência Familiar e Comunitária.

O número de atendimentos realizados em Gaspar pode ser comparado com o de grandes cidades da região, como Itajaí, Blumenau e Joinville, fato que revela o quanto as crianças e adolescentes da cidade estão sofrendo ao viver em lares despedaçados e revela o quanto é preciso investir na família. Programas sociais que ajudem a resgatar os valores da família e projetos que contribuam na formação de pais e mães conscientes, são apenas algumas medidas que poderiam ser realizadas e ajudariam a diminuir estes índices.

A família, que deveria ser a base na formação da criança, tem sido a causadora de males que ficarão para sempre guardados na memória, e marcados no corpo destas crianças e adolescentes, que sofrem, principalmente, maus tratos, abandono e violência física e sexual, segundo o relatório das conselheiras.

Casos de violência sexual, ou atentado violento ao pudor também são frequentes na cidade. Nesta semana mais um homem foi detido por atentado violento ao pudor. O número de prisões por este crime aumenta a cada ano e muitos ainda estão sem ser punidos.

Enquanto isso, muitas crianças sofrem caladas, por medo ou vergonha de denunciar estes maus tratos.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.