A polêmica sobre a possível proibição dos ônibus intermunicipais circularem pela área central de Blumenau traz a tona uma importante discussão sobre a região do Médio Vale do Itajaí: é preciso unir as administrações municipais e pensar grande, planejar não só o transporte, mas a segurança, a educação, a saúde, para que juntos os municípios tenham forças para crescer e se desenvolver.
Se colocada em prática, a proibição vai prejudicar muitos moradores de Gaspar, Indaial, Pomerode, Timbó e outras cidades da região que trabalham e estudam em Blumenau. A implantação de um sistema integrado de transporte coletivo pode ser a solução para o caos e deve ser estudada e executada pelos municípios da região, para que os trabalhadores e estudantes não sejam prejudicados. Mas este é um assunto urgente, que não pode ficar para ser discutido mais tarde, quando o caos já estiver formado, como o que acontece com o trânsito de toda a região.
Foi preciso chegar a uma situação extrema para que os município acordassem e percebessem que é preciso planejar juntos uma solução para o trânsito caótico de Gaspar, que é causado pelos veículos de toda a região que passam pela cidade para ir ao litoral. Se tivessem planejado o Anel Viário há dez anos, quem sabe a obra já estaria pronta e toda a população do Vale não estaria sofrendo com o estresse provocado pelos longos congestionamentos registrados todos os dias em Gaspar. Se os administradores da região não se unirem e pensarem no futuro hoje, outros grandes problemas com certeza surgirão e prejudicarão a todo o Vale do Itajaí.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).