A Prefeitura de Ilhota lança neste sábado um projeto pioneiro no país: Aquarela - colorindo o morro do Baú. A ação visa inserir entre os moradores do Complexo do Baú uma cultura de prevenção ao risco de desmoronamentos, deslizamentos e enchentes.
A ideia inovadora vem em boa hora. Após a tragédia de novemrbo os moradores daquela localidade, que foi uma das mais destruídas pela catástrofe, estão traumatizados. Apesar do medo e da dor, poucos decidiram deixar a localidade. As raízes, a história e a cultura das famílias incentivam os moradores a retornar para suas casas. Diante da situação, o projeto vem para ajudar estas pessoas a enfrentarem o medo e também para mostrá-los como identificar novos desastres naturais que possam a vir ocorrer na localidade.
Bom seria se algo semelhante tivesse sido realizado antes de toda a tragédia, porém, como podería se imaginar que um desastre natural tão grande atingiria o Baú? Desastres naturais não podem ser previstos, porém, com a orientação que será oferecida pelo projeto, eles poderão ser identificados e enfrentados com profssionalismo e tranquilidade.
A iniciativa é ótima, agora cabe aos moradores se unirem - e eles já mostaram que são unidos - e participarem das palestras e capacitações que serão oferecidas. E que a cidade de Ilhota sirva de modelo para as demais cidades atingidas.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).