Líder de vendas da Peugeot, o hatchback 208 não somente impressiona pelo belo design, mas pelos valores agregados embutidos em seu pacote de vantagens. A começar por um dos principais pontos: o bolso do consumidor.
Os preços foram mantidos e foi ampliado o pacote de equipamentos de série de todas as seis versões do modelo. O 208, que representa mais da metade das vendas da Peugeot no Brasil, terá importância fundamental para atingir o objetivo. Com o incremento no pacote de equipamentos que o carro recebeu a partir de agora, a estimativa é que os emplacamentos do modelo aumentem 30%, de algo como mil unidades/mês atualmente para 1,3 mil.
O carro vem de fato bastante completo e praticamente não há opcionais. Os únicos extras são as pinturas metálicas ou perolizadas e, somente no caso da versão mais barata Active 1.5, a central multimídia com navegação e conexão com smartphone Peugeot MyLink pode ser adquirida separadamente, pois nas demais opções o item já está incluído no preço.
Com essa estratégia, a Peugeot calcula que a linha 2016 do 208 ficou, dependendo da versão, de 4% a 10% mais barata que os principais concorrentes na mesma faixa de mercado, que segundo a empresa são Ford Fiesta, Fiat Punto, Citroën C3, Hyundai HB20, Chevrolet Onix, Volkswagen Fox e Honda Fit.
Test drive
Confiante nas mudanças, a Peugeot vai relançar a campanha em que paga um valor para quem fizer o test drive do 208 e, depois disso, optar por comprar outro modelo concorrente da mesma faixa de preços.
A ação chamada Desafio Peugeot já foi feita timidamente em 2014, quando prometia pagar R$ 300 aos clientes que optassem pela concorrência. Agora a campanha será retomada e o valor foi aumentado para R$ 500.
Compare com os preços das versões
208 Active 1.5 (manual) R$ 45.990
208 Active Pack 1.5 (manual) R$ 49.990
208 Allure 1.5 (manual) R$ 53.290
208 Allure 1.6 (automático) R$ 57.390
208 Grife 1.6 (manual) R$ 59.190
208 Griffe (automático) R$ 62.890
Pacote combo
Além do pacote de ar-condicionado, direção elétrica e sistema de som que já era de série em todas as versões do 208 desde o lançamento em 2013, a linha 2016 da versão mais barata, a Active 1.5, agora passa a contar também com faróis de neblina, alarme, acionamento elétrico dos retrovisores e vidros das quatro portas (antes só as dianteiras tinham). O opção imediatamente acima, Active Pack 1.5, já inclui o sistema multimídia com navegador GPS e conexão com smartphone Peugeot MyLink, além de volante revestido em couro, ar-condicionado eletrônico bizone e quatro airbags (além dos dois frontais obrigatórios por lei, também traz mais dois laterais dianteiros).
A versão intermediária Allure 1.5 ganhou de série o piloto automático e sensor de estacionamento traseiro. A Allure 1.6 com câmbio automático também inclui teto de vidro panorâmico. No topo de gama, o 208 Griffe 1.6 manual ou automático agora tem sensor de estacionamento dianteiro (além do traseiro) e airbags cortina, somando seis ao todo.
A versão esportiva GTi do 208 ainda não está garantida para desembarcar no mercado brasileiro, ao menos por enquanto.
Edição 1712
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).